sexta-feira, 28 de março de 2008

vereadores do PT querem instalar CPI da Saúde

A dívida acumulada pela Saúde de Cuiabá desde 2005 e anunciada pelo atual secretário da pasta, Luiz Soares, motivou os dois vereadores petistas, que fazem oposição ao governo Wilson Santos, a tirar da gaveta um requerimento para instalação da CPI da Saúde. Em 2006, um requerimento nesse sentido foi apresentado com propósito de investigar as razões da falta de medicamentos. Teve assinatura dos vereadores Lúdio Cabral (PT), Luiz Poção (PP), Mário Lúcio (PMDB) e Domingos Sávio (PMDB), além dos hoje deputados Walter Rabello (ex-PMDB e atual PP) e Valtenir Pereira (PSB).

Luiz Soares joga para Guilherme Maluf a culpa da dívida. Segundo demonstrativo de receitas e restos a pagar da secretaria apresentado pelo atual secretário, Maluf teria gerado um débito de R$ 13,9 milhões somente em 2007. O total do passivo chega a R$ 16,8 milhões – leia mais aqui. Já Maluf admite o débito, mas rebate as acusações de que tenham sido feitos em sua gestão – veja aqui.~

Para tentar acabar com a dúvida sobre quem é o responsável pela dívida, a Mesa Diretora da Câmara apresentou requerimento para que o atual e o ex-gestor da secretaria de Saúde façam seus esclarecimentos em plenário. A vereadora Enelinda considera que esse é o segundo passo para abertura da CPI. O primeiro é conseguir as assinaturas necessárias, ao menos sete, para aprovar a indicação.

Hoje, assinariam o requerimento Enelinda, Lúdio, Domingos Sávio (PMDB) e Luiz Poção (PP). Já Mário Lúcio (PMDB) não demonstra mais interesse, enquanto Chico 2000 (PR) se mostra em cima do muro. (Simone Alves)