domingo, 30 de março de 2008

Eleições de bairro devem levar 150 mil pessoas às urnas neste domingo

Da Redação

A União Cuiabana de Moradores de Bairro (Ucamb) calcula que cerca 150 mil pessoas devam votar nas eleições marcadas para o próximo domingo, 25 de março. São 155 bairros e 300 chapas totalizando aproximadamente 2 mil componentes. Édio Martins, presidente da Ucamb, informa que, a exemplo de 2003, a eleição será totalmente informatizada, graças a parceria com o Tribunal Regional Eleitoral, e que a segurança será garantida pela Polícia Militar.

Em cada local de votação haverá um delegado representando a Ucamb, devidamente identificado com crachá e camiseta, e que ficará responsável pelo processo eleitoral. Os 155 delegados trabalharão voluntariamente no dia 25 e contarão com o apoio da Central de Votação instalada na sede da Ucamb. Lá, 10 funcionários do TRE, por meio de quatro linhas telefônicas, estarão à disposição para orientar os delegados. A diretoria executiva e o conselho fiscal da Ucamb vão circular pelos bairros, acompanhando de perto o andamento do processo eleitoral.

“A União vai receber apenas denúncias que estiverem formalizadas em documento. Essas denúncias e pedidos de impugnação só serão recebidas até o fechamento das urnas e investigadas a partir da segunda-feira, dia 26”, acrescenta o presidente, informando ainda que uma eleição só poderá ser interrompida mediante ordem judicial. Ele lembra que no dia da eleição prevalecerão as normas contidas no regimento eleitoral criado em cada bairro por sua comissão eleitoral, esta formada por representantes da associação de moradores, da comunidade e de cada chapa inscrita.