quinta-feira, 27 de março de 2008

Saúde vai qualificar comunitários para o combate à dengue




Sandra Carvalho
Assessoria - SMS


Foto:Sandra Carvalho-SMS
Integrantes de grupos organizados da sociedade serão treinados para o combate à dengue em Cuiabá. O anúncio foi feito hoje (26/03) pela manhã durante a reativação do Comitê Municipal de Combate à Dengue e que teve a participação de técnicos da Secretaria de Saúde de Cuiabá e de representantes do Exército, da UFMT, Sanecap e da União Cuiabana de Associação de Moradores de Bairros (Ucamb).


“Teremos mais olhos para olhar e mais braços para trabalhar no combate à dengue”, definiu o médio Wagner Simplício, diretor de Vigilância em Saúde e Ambiente da SMS, ao falar do envolvimento de líderes comunitários na prevenção de uma epidemia de dengue em Cuiabá. “Não basta os governantes fazerem a sua parte. Cada morador que virar uma latinha para jogar fora a água parada representa mais um ‘profissional’ do combate à dengue”, comparou.


As estratégias de atuação do comitê serão definidas em uma reunião ampliada a ser agendada para a próxima semana, quando a Secretaria de Saúde de Cuiabá pretende reunir o maior número de presidentes de bairro possível, além de representantes de outros grupos organizados da sociedade nesta força- tarefa. Valmir Cardoso, presidente da Ucamb, participou da reunião e reconheceu que a parceria da comunidade com a secretaria é vital na eliminação do mosquito transmissor da dengue.