segunda-feira, 31 de março de 2008

Líderes comunitários discutem segurança pública em Cuiabá e VG


Cerca de 200 líderes comunitários participam nesta terça-feira (01.04) de uma reunião com o secretário de Justiça e Segurança Pública, Dioógenes Curado, comandante-geral da Polícia Militar, coronel Antônio Benedito Campos Filho, e comandantes dos Batalhões de Cuiabá e Várzea Grande. A reunião será realizada no auditório do quartel do Comando Geral da Polícia Militar, na avenida Historiador Rubens de Mendonça (Av. CPA), a partir das 18h30. Essa será a primeira reunião entre o novo gestor da pasta de Segurança Pública e líderes comunitários.


O evento contará com a presença dos diretores da União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros (UCAMB), Federação Mato-Grossense de Bairros (Femab), da União Cuiabana de Moradores (UCAM) e da União Cuiabana de Moradores do Coxipó, além da Associação de Moradores de Várzea Grande. Representantes dos 31 Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) também devem participar das discussões. Críticas, reclamações, sugestões, elogios serão colhidos durante o evento e as informações serão compiladas para que o melhor desenvolvimento das ações na área de policiamento preventivo e repressivo.


A premissa da Polícia MIlitar é trabalhar de maneira conjunta com a comunidade, conforme destacou o comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Antônio Benedito Campos Filho. No ano passado, a Polícia Militar foi palco de evento semelhante que contou com a presença de representantes de mais de 130 bairros.


No total, existem em Cuiabá 10 Bases de Segurança Pública, além das Companhias de Policiamento Comunitários.


Parceria com a comunicade - Exemplos não faltam. A Companhia de Policiamento Comunitário do Santa Isabel desenvolve o projeto “Em Alerta” que atendeu em 2007, a mais de 700 crianças entre 9 e 12 anos. Ao final de cada ciclo de palestras, realizadas em escolas e também em creches da região a garotada ganhou um dia de brincadeira no Clube Sesi Park, localizado no bairro Morada do Ouro. A Companhia do Pedregal, juntamente com o projeto Rede Cidadã, apóia cinco projetos na comunidade. A Companhia da Lixeira também incentiva a garotada entre 11 e 16 anos, por meio do projeto “Polícia Com as Crianças”.


Já a Base Comunitária do Ribeirão do Lipa possui uma biblioteca 24 horas à disposição da população. O acervo já conta com mais de duas mil edições. O público tem acesso a obras da literatura brasileira e também pode tirar dúvidas por meio dos livros didáticos lá existentes. Além da biblioteca, a Base oferece aulas de canto e coral, violão, flauta e também de futebol.


Cada uma das Bases conta com aparato das polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros. Existe ainda a Base Móvel que leva esclarecimentos à população sobre as atividades que são desenvolvidas na Base Comunitária de Segurança também é um caminho para que a população manifeste suas necessidades.