segunda-feira, 17 de março de 2008

Mais de 40 mil pessoas prestigiaram o espetáculo Auto da Paixão


O espetáculo Auto da Paixão de Cristo, um evento que contou com a mobilização de UCAMB e UCAM para a sua realização, foi um sucesso de público nos três dias de apresentação. Somente no sábado e domingo (15 e 16), aproximadamente 40 mil pessoas acompanharam a encenação, no Ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá. O evento, que teve início na última sexta-feira (14.03), antecipou as comemorações da Semana Santa no Estado e atraiu olhares admirados do público. Avós, pais, mães, filhos, enfim, famílias inteiras assistiram à peça que reproduziu com fidelidade a história da morte e ressurreição de Jesus Cristo.

O engenheiro, Fábio Rogério Martins Pereira, levou a namorada e a filha para acompanhar o último dia do evento. “Todos nós gostamos muito do espetáculo, da produção, do figurino, da interpretação dos atores. Sou católico e realmente a história é fiel à bíblia. A cena da crucificação foi uma das que mais emocionou. Também achei interessante a iniciativa de anteciparem as comemorações da Páscoa, realizando o evento uma semana antes da data. Isso fez com que pudéssemos estar presentes”, comentou.

A costureira, Meire Rossa, assistiu a peça acompanhada dos filhos, netos e amigos. “Foi linda esta encenação. Ficamos envolvidos durante toda a apresentação e emocionados com a história”, disse.

A economista, Maria Inês Iwanuski, lamentou a ausência de uma das filhas. “Tenho uma filha que faz cinema, mas mora fora de Mato Grosso. Lembrei muito dela ao assistir o espetáculo. Ela iria adorar o trabalho desses atores, a produção que teve a peça. Achei brilhante o evento, que traduziu perfeitamente a história.

A emoção não tomou conta somente do público, mas também dos atores que fizeram parte do elenco. “Foi uma experiência nova e muito gratificante. Tive que contracenar com uma cobra de verdade e isso foi um pouco difícil. Sou professor de dança, o que também ajudou muito no momento de interpretar, já que meu personagem exigia vários movimentos com o corpo. Foi uma grande emoção”, contou ele, que viveu o diabo durante a peça.

O Auto da Paixão de Cristo contou com um elenco de mais 102 atores, sendo que o papel principal, de Jesus, foi interpretado pelo ator Carlos Casagrande. “Só tenho a agradecer ao público de Cuiabá e aos atores regionais, que foram como uma família nesta semana que estive aqui. Me emocionei muito com este personagem, meu primeiro papel sacro no teatro. Trouxe até a minha mãe, que mora no interior de São Paulo, para assistir ao espetáculo. Estou encantado e espero voltar no ano que vem”, agradeceu o ator ao final da apresentação.

O evento, coordenado pelo Governo do Estado através da Setecs, teve a parceria da Secretaria de Estado de Cultura e o do Conselho Estadual de Cultura e patrocínio do Banco do Brasil, da MT Fomento, da Bimetal, da Lotufo Engenharia, da Rede Cemat, do Colégio Máster e da Hípica Rancho Dourado.