quinta-feira, 6 de março de 2008

A presidente do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano de Cuiabá (IPDU),


Moradores do Araés conhecem o projeto de revitalização do córrego Sargento


A presidente do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano de Cuiabá (IPDU), arquiteta Adriana Bussiki Santos, apresentou ontem (05-03) à noite, em reunião na sede do Centro Comunitário do bairro Araés, o projeto de revitalização do córrego Sargento, um dos principais afluentes do córrego Prainha. O encontro reuniu moradores, lideranças comunitárias, outros secretários municipais e representantes de várias secretárias. A apresentação do projeto fez parte da agenda da 12ª Prefeitura em Movimento, edição que atente aos bairros que formam o Pólo IV da Regional Oeste.

Pelo projeto elaborado pelo IPDU, a população será beneficiada por melhorias ao longo das duas margens do córrego. A proposta foi desenvolvida numa parceria com o deputado federal Carlos Bezerra, autor da emenda ao orçamento da União reivindicando recursos para as obras. A sugestão inicial, explanada aos moradores pela presidente do IPDU, prevê a criação de pistas de caminhada, paisagismo, espaço de estar e a construção de um teatro de arena, campo, quadra de areia ou qualquer outra edificação aberta no largo triangular existente no trecho de uma das margens.

O presidente da Associação de Moradores do Araés, Nelson José Basso, o popular "Gaúcho", disse que a revitalização desse córrego é uma antiga luta dos moradores que agora está mais próxima da realidade. A partir de agora, caberá ao presidente "Gaúcho" e a administradora da Regional Oeste, Cássila Pires Nassarden, a organização de uma consulta popular para a escolha da obra a ser erguida no pequeno espaço.

O assessor do deputado Carlos Bezerra, Rafael Bastos, que também participou do encontro, disse que o parlamentar está aguardando a decisão da comunidade para dar encaminhamento na emenda.

Entre as dezenas de moradores, autoridades e diretores da Prefeitura, estiveram presentes o secretário municipal do Meio Ambiente, Éden Capistrano, a administradora da Regional Oeste, Cássila Pires Nassarden e a presidente do Instituto de Mulheres Negras, professora Antonieta Costa.

HISTÓRIA - O córrego Sargento 550 metros de extensão, brota na rua Carlos Pereira Leite e deságua no Prainha, na rua Ozório Duque Estrada. A área do entorno desse córrego não recebe obras , nem passa por reforma desde a execução do Projeto Cura, no final da década de 70, quando bairros como Araés, Lixeira e Quilombo receberam obras de urbanização.


Outras informações:

(65) 3051-9203