quinta-feira, 27 de março de 2008

Distrito da Guia passa a ter Conselho de Segurança permanente

Foram empossados na última terça-feira (25) os membros do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) do Distrito da Guia. A diretoria, que era provisória, foi formada em dezembro do ano passado em reunião com moradores e lideranças daquela comunidade.

O coordenador de Polícia Comunitária da Secretaria de Justiça e Segurança Pública, tenente-coronel PM Gley Castro, frisou que a Sejusp tem direcionado o serviço das Polícias para o trabalho comunitário, através das Bases Comunitárias de Segurança, Conseg’s e projetos sociais. “Temos contado com o apoio da sociedade, que está interessada, a exemplo da Guia, em contribuir com o Estado na busca de soluções para as questões de segurança pública”, ressaltou.

Os membros do Conseg do Distrito da Guia empossados são: Dilma Maria da Silva(presidente), Agenor da Rocha (vice-presidente), Silvio Donizete de Souza (1º secretário), Geraldo de Almeida(2º secretário), Abenel Francisco de Miranda(1º diretor financeira), Jonas de Oliveira (2º diretor financeiro), Elicina Maria Pereira (Diretor Social e de Assuntos Comunitários), Balduino de Souza Brandão (Diretor de Meio Ambiente), Paulo Santana Soares de Lima (Diretor de Saúde e Desenvolvimento Urbano: Diretor de Educação: Maria Nazareth de Souza), Francisco Camargo de Miranda (Diretor de Esportes), Rubens Dias da Silva (Presidente do Conselho Fiscal), Maria Olinda Costa Brandão (Conselheira de Ética e Disciplina).

Os Conselhos Comunitários funcionam como um fórum com a participação da polícia e líderes comunitários na resolução dos problemas relativos à Segurança Pública. Eles se reúnem rotineiramente para discutir e levantar os problemas, traçar estratégias e desenvolver ações em conjunto nas comunidades.

Cada conselho tem uma média de 10 a 15 representantes, mas o número de participantes é ilimitado. Qualquer pessoa da comunidade pode fazer parte nos Conselhos Comunitários de Segurança, desde que sejam respeitados critérios como não ter antecedentes criminais, morar ou trabalhar no bairro (município) e ser maior de 18 anos.

Atualmente, em Mato Grosso, funcionam 29 Conselhos Comunitários de Segurança, sendo 14 na Grande Cuiabá e 14 no interior do Estado. De acordo com o coordenador de Polícia Comunitária, o objetivo é de colocar em funcionamento pelo menos mais seis Conselhos em Mato Grosso no próximo ano. Além dos Conselhos permanentes, também funcionam em caráter provisório os Consegs do bairro Morada da Serra, em Cuiabá, e o de Rosário Oeste.

Da Redação/ Asses