domingo, 30 de março de 2008

Ucamb pede solução para situação fundiária


Quarta, 06 de agosto de 2003, 18h35


NELSON FRANCISCO


MOVIMENTO DE BAIRRO
Ucamb pede solução para situação fundiária
A regularização dos bairros Águas Nascentes, Três Poderes e Serra Dourada foram apontadas como prioridades


Ednilson Aguiar/Secom-MT


MOVIMENTO POPULAR Governador recebe representantes da União Cuiabana de Associaçães de Moradores de Bairro (Ucamb)
NELSON FRANCISCO
Redação/Secom-MT

O governador Blairo Maggi recebeu em audiência nesta quarta-feira (06.08) representantes da União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairro (Ucamb), que solicitaram apoio para regularizar a situação fundiária urbana em Cuiabá. A Ucamb propôs ainda um levantamento sócio-econômico em todas os conjuntos habitacionais, a fim de conhecer a realidade das famílias cuiabanas.

Uma das principais reivindicações feitas pelo diretor da Ucamb, Édio Martins de Souza, foi a situação fundiária dos bairros Águas Nascentes, Três Poderes e Serra Dourada, onde vivem cerca de mil pessoas sem infra-estrutura. "As famílias que lá estão não têm nenhuma infra-estrutura, como água encanada, esgoto e muito menos segurança", disse Souza.

Segundo ele, apesar do crescimento desordenado dos bairros na capital, as associações devem se organizar para reivindicar seus direitos. "A audiência com o governador foi muito proveitosa, pois ele disse que vai avaliar o nosso problema. Sem conhecer os problemas, o Estado não tem como agir", informou o diretor da Ucamb.

O diagnóstico dos bairros, que será feito a partir do levantamento sócio-econômico, lembra Édio de Souza, é fundamental para definir a parceria entre Estado, Prefeitura de Cuiabá e Ucamb. A intenção das lideranças de bairro é conhecer a realidade das famílias, as áreas verdes e obras de infra-estrutura.

A parceria com o Governo pode resultar em melhorias para os bairros, a exemplo do que já ocorre através do projeto de regularização fundiária "Tequenfim", o qual possui um cunho social muito forte. O programa é uma parceria do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), da Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec) e da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), para regularização de imóveis urbanos. Ele atenderá a 64 Municípios que se encontram nesta situação.

Em dois anos, a meta do programa é regularizar 35 mil lotes urbanos, no prazo de dois anos. Os imóveis que serão atendidos pelo projeto "Tequenfim" são os da extinta Companhia de Habitação de Mato Grosso (Cohab), os construídos pelo antigo Banco Nacional de Habitação (BNH) e repassados para a Caixa Econômica Federal, e ainda os imóveis localizados em áreas ocupadas ilegalmente.