quinta-feira, 6 de março de 2008


Base comunitária vai atender cerca de 85 mil moradores da região Pedra 90

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), inaugurou nesta segunda-feira (03) a Base Comunitária do Pedra 90 e região. A unidade vai atender aproximadamente 85 mil moradores dos bairros Pedra 90 (1ª e 2ª etapa), Voluntários da Pátria, Vistas da Chapada, Pascoal Ramos, Distrito Industrial, Lagoa Azul, São Sebastião, Jardim Industriário I e II, Nova Esperança I, II e III, Jardim Botânico, Recanto do Sol, Império do Sol, Olho D’Água, Mata Mata, Sandradouro, Tamanduá, Pedreira, Farturinha, Boa Ventura, Morrinho, Santo Antônio da Fartura, Cinturão Verde, Estância 21 de Abril (1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª etapas), Rios dos Couros, São Sebastião, Associação Pequizeiros, Aricá e Colina Verde.

O secretário de Justiça e Segurança Pública, Carlos Brito, destacou o amplo trabalho das lideranças do bairro Pedra 90, bem como dos bairros adjacentes, que serão beneficiados com a ampliação do policiamento comunitário. “É satisfatório ver o empenho de cada um de vocês para essa tão importante obra. Queremos conhecer os problemas da comunidade e atuar junto com os moradores para solucioná-los”

Brito ressaltou também que o alvo deste modelo de gestão é o envolvimento entre polícia e as pessoas que vivem na comunidade, lembrando que “este é um novo modelo implantado pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública, no qual a Polícia Militar, a Polícia Judiciária Civil, a Polícia Técnica e o Corpo de Bombeiros passam a trabalhar de forma integrada”.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Antônio Benedito de Campos Filho, e a diretora adjunta da Polícia Judiciária Civil, Thais Camarinho, falaram da operacionalidade das respectivas unidades na Base Comunitária. Lideranças e comunidade em geral agradeceram ao secretário Carlos Brito pela iniciativa e pelos investimentos para o bairro e para todo o Estado.

Bases Comunitárias – Em Cuiabá já foram inauguradas as Bases Araés, Beira Rio, Lixeira, Jardim Vitória, Ribeirão do Lipa, Moinho, Pedregal, Boa Esperança e São João Del Rey e, em Várzea Grande, foram inauguradas as Bases São Matheus e Cristo Rei.

No total serão implantadas 17 unidades na Grande Cuiabá, estando já autorizadas as obras das Bases Santa Isabel, Planalto, Parque Cuiabá e Três Barras, em Cuiabá, e Imperial, em Várzea Grande. Também já estão licitadas as obras de implantação de duas Bases Comunitárias em Rondonópolis e duas em Sinop.

Serviços – Nas Bases Comunitárias, a sociedade tem à disposição de serviços de registros de ocorrência, de pequeno e grande porte (sem precisar se deslocar para os centros de plantão), emissão de carteira de identidade, orientação na prevenção de acidentes domésticos, vistorias técnicas em edificações, entre outros, além do policiamento ostensivo e preventivo. Todas as Bases são equipadas com viaturas e motocicletas.

Inclusão Digital – Convênios entre as secretarias de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs) garantem a implantação de laboratórios de informática em todas as Bases Comunitárias, bem como, o acesso a links de Internet. O objetivo é proporcionar a inclusão digital dos moradores carentes, além de propiciar um espaço voltado para a educação, disponibilizando os equipamentos para trabalhos de escolas e pesquisas.

Projetos Sociais – Além dos trabalhos realizados pela polícia, as Bases Comunitárias de Segurança agregam e desenvolvem diversos projetos sociais como Agente Beira Rio, PM Júnior, Só Alegria, Bombeiros do Futuro, Proerd, Procin, Base Móvel, e muitos outros. Esses projetos visam a orientação de crianças e jovens, cada um com a sua especificidade, nos quesitos educação, segurança, cidadania, etc.