segunda-feira, 31 de março de 2008

Projeto Astral Legal abre atividades sociais na Base Comunitária do Pedregal




MARIA BARBANT
Assessoria - Sejusp/MT



Guilherme FilhoSecom-MT

Polícia MIlitar promove ato com apresentação de projetos sociais no bairro Pedregal
No próximo sábado (05.04), às 9 horas, na Base Comunitária da Região do Pedregal, ocorre a aula inaugural dos cursos de violão e flauta do Projeto Astral Legal. No total, 40 crianças em situação de vulnerabilidade, dos bairros Pedregal, Leblon e Resnacer, estarão participando das atividades desenvolvidas pelo projeto nos próximos dez meses. Além de aulas de violão e flauta as crianças e adolescentes poderão participar ainda de outros quatro projetos que viabilizam aulas de capoeira, futsal feminino e futebol masculino.

As atividades integram os projetos culturais lançados na última sexta-feira (28.03), pelo secretário de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado que reafirmou junto à comunidade, o compromisso do Governo do Estado de fortalecer a parceria com a sociedade, no combate a violência.

Os projetos culturais, viabilizados pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) através da Coordenadoria de Polícia Comunitária, Projeto Rede Cidadã e Conselho Comunitário de Segurança do Pedregal e a Polícia Militar, irão beneficiar jovens na faixa etária dos 12 aos 17 anos, dos bairros atendidos pela Base Comunitária da Região do Pedregal, Jardim Leblon Renascer e Jardim Itália.

Os projetos lançados na última sexta-feira são o “Tenda Cultural”, que vai funcionar na própria Base Comunitária reunindo uma vez por mês, músicos, comediantes e artesãos, num local específico para se apresentarem.

As práticas desportivas também serão contempladas através do futsal feminino e futsal masculino. Os materiais foram doados pelo projeto Rede Cidadã, para que as atletas treinem no time “Unidas pelo Pedregal”. Os treinamentos serão realizados na quadra da escola Orlando Nigro. Já os meninos irão treinar futebol masculino no Campo de Futebol do Jardim Leblon.

Já o 'Astral Legal' será desenvolvido num espaço cedido pela Base Comunitária da Região do Pedregal. Alunos das escolas Orlando Nigro e Tancredo Neves, localizadas respectivamente nos bairros Pedregal e Jardim Leblon, terão aulas de violão e flauta. Os instrumentos também foram doados pelo Rede Cidadã, 10 violões e 15 flautas. A meta é atender crianças e adolescentes com idade entre 12 e 17 anos.

A capoeira terá aulas ministradas por instrutores do Grupo Candeias. Camisetas e outros instrumentos também foram doados pelo Projeto Rede Cidadã. As aulas serão ministradas na Base.

“A idéia é valorizar a comunidade, e reforçar a integração e a aproximação com os agentes da Segurança Pública. Os resultados positivos são frutos de um trabalho integrado, voltado para a prevenção junto às crianças e adolescentes”, explicou o comandante da Base, capitão Wankley Corrêa Rodrigues.

Caberá ao Conselho Comunitário de Segurança auxiliar o processo de seleção da garotada priorizando aquelas crianças e adolescentes em situação de risco.

O presidente da Associação de Moradores do Pedregal e do Conseg da Região, Macream Santos, disse durante o evento na última sexta-feira, que as ações voltadas para a integração com a comunidade tem trazido resultados bastante positivos reduzindo os índices de criminalidade na região. “A comunidade está resgatando a credibilidade e a auto-estima com esses investimentos”.

A tenente coronel Zózima Dias Salles, coordenadora do Projeto Rede Cidadã, salientou a importância do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Polícia Millitar e a comunidade. “O Governador Blairo Maggi tem priorizado os investimentos na inclusão social e esse trabalho busca soluções para os problemas que atingem a comunidade”.

Projeto Rede Cidadã - O projeto, idealizado pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), executa ações visando à redução do índice da criminalidade com atendimento a crianças e adolescentes, vulneráveis ao risco infracional, por meio da inclusão social. No projeto são desenvolvidas atividades culturais, esportivas, informativas e de promoção social para os jovens.

Em 2007, o Rede Cidadã realizou aproximadamente 600 atendimentos a crianças e adolescentes que se encontram em situação de vulnerabilidade ou em regime de liberdade assistida. A meta para 2008 é ampliar o número de atendimentos e firmar parcerias que possibilitem a expansão do trabalho para cidades do interior de Mato Grosso.