terça-feira, 1 de abril de 2008

Região da Grande CPA é atendida pelo Mutirão da Cidadania



CIDADANIA


AMANDA FREITAS
Assessoria/Setecs-MT



Marcos Negrini/Setecs-MT

Mutirão da Cidadania atende moradores do bairro CPA III.
O primeiro Mutirão da Cidadania realizado em Cuiabá no último domingo (30.03), no bairro do CPA III, totalizou mais de 7,1 mil atendimentos. Foi a oportunidade para que moradores da Grande CPA e bairros vizinhos tivessem acesso gratuito à emissão de documentos (carteiras de identidade e trabalho, CPF, título de eleitor, certidão de nascimento, cartão SUS), orientações sobre programas federais, atendimento na área da saúde (aferição de pressão e teste de glicemia), entre outros serviços públicos essenciais. O evento aconteceu na Escola Leovegildo de Mello.

A cada mutirão realizado, tanto na Capital como no interior, é possível reforçar o papel da ação no Estado, que vem resgatando a cidadania dos Mato-grossenses. O funcionário público, Edinei Pereira, 24 anos, por exemplo, aproveitou o momento para aferir sua pressão arterial e emitir a carteira de identidade de sua esposa. “Já conheço o projeto, e participei uma vez na região do Coxipó. Hoje vim justamente para avaliar a saúde e resolver esta pendência de documentação da minha esposa. Esta é uma ação que ajuda muito quem precisa”, comentou.

Já no setor de identificação, se destacam os pedidos de emissão da segunda via da carteira de identidade. “São vários os motivos que trazem as pessoas ao mutirão para fazer a segunda via do documento: alteração de nome, perda, extravio do documento. O fato é que fora do mutirão este serviço é cobrado, custa mais de R$ 30. Aqui é feito de graça e fica pronto em menos de 30 dias”, disse a coordenadora do Instituto de Identificação, Telma de Azevedo Silva Moraes.

A doméstica, Luci Rose Silva Ferreira da Silva, 46 anos, perdeu a primeira via do RG, e aproveitou o momento para emitir a segunda via, já com alteração em seu nome de casada. “Me separei há algum tempo, por isso, vou fazer a identidade já com o nome de solteira novamente. Vou aproveitar para fazer também meu CPF, que foi cancelado”.

DOAÇÕES : Pela primeira vez, o Mutirão da Cidadania integrou aos já serviços oferecidos pela ação a campanha pela doação de órgãos e medula óssea. A Central de Notificação e Captação de Órgãos de Mato Grosso participou do evento, num trabalho de sensibilização junto aos participantes. “O que falta hoje para as pessoas é informação a respeito do assunto. Vários mitos ainda norteiam a doação de órgãos, o que afasta muitos candidatos. É preciso que as pessoas conheçam realmente o passo a passo para a doação”, ressaltou a coordenadora da Central Estadual de Transplante, Fátima Melo.

Segundo dados da Central de Notificação e Captação de Órgãos de Mato Grosso, existem hoje no Estado mais de 700 pessoas aguardando por um transplante renal, 400 por transplantes de córnea, 23 por enxerto ósseo e 48 por medula óssea.

O estudante, Jader Rondon Bonafe, 18 anos, foi um dos candidatos à doação de medula óssea durante o Mutirão da Cidadania. “Fui orientado quanto à doação e achei interessante fazer parte do cadastrado do Registro de Receptores de Medula Óssea (Rereme), que têm indicação ao transplante. Quem sabe não poderei ajudar a salvar uma vida”, comentou.