quinta-feira, 3 de abril de 2008

MPE diz que Deucimar viola regra em outdoors

Outdoor de Deucimar Silva com propaganda fora de época

Políticos torcem para a proximidade de datas comemorativas, tudo com pretexto de propagar suas mensagens em outdoor com objetivo de ganhar visibilidade, principalmente em ano eleitoral. O Ministério Público passou a ficar mais atento. Promete coibir propaganda extemporânea dos pré-candidatos. A exemplo da denúncia contra o deputado federal e pré-candidato a prefeito de Cuiabá, Valtenir Pereira (PSB) - confira aqui, o MP também ofereceu denúncia contra o vereador por Cuiabá Deucimar da Silva (PP) por propaganda extemporânea (fora de época).

Em menos de um mês em que a lei que dispõe sobre o orçamento participativo foi aprovada pela Câmara, Deucimar espalhou pela Capital alguns outdoors com os dizeres: “Orçamento participativo agora é realidade”. No fundo, o vereador está de olho na reeleição. No outdoor o progressista aparece sorridente e “simpático” como em fotos de “santinhos”.

O MP, o mesmo que o apoiou no projeto, condena a atitude de Deucimar e afirma em representação que o vereador viola regras. “Ao postulante, a candidatura a cargo eletivo é permitida a realização, na quinzena anterior à escolha pelo partido, de propaganda intrapartidária com vista à indicação de seu nome, vedado o uso de rádio, televisão e outdoor”.

Se a Justiça Eleitoral acatar a denúncia do promotor João Augusto Veras Gadelha, Deucimar deverá retirar os outoors imediatamente. Ele ainda poderá pagar multa de R$ 21,2 mil. (Simone Alves)