terça-feira, 1 de abril de 2008

Secretário Eder tem apoio de movimento comunitário para ajudar na difusão da consciência fiscal





O secretário de Fazenda de Mato Grosso, Eder de Moraes Dias, recebeu na tarde de quarta-feira (26.03), na sala de reuniões de seu gabinete, representantes do movimento comunitário de Cuiabá, a fim de conclamá-los a contribuir com o projeto Sefaz Com Você, cuja finalidade é desmistificar a função socioeconômica dos tributos junto à sociedade.

O titular da Fazenda Estadual disse que a colaboração do movimento comunitário com a ação será pertinente para o êxito do projeto. “O envolvimento do movimento comunitário será importante para desmistificarmos a relação da Sefaz com a sociedade e levarmos consciência fiscal ao cidadão”, observou o titular da Fazenda Estadual.

Os representantes do movimento comunitário presentes na reunião disseram que a iniciativa é extremamente relevante e se dispuseram a colaborar no que for preciso. \\'Ficamos satisfeitos em participar de uma reunião com tamanha invergadura e de um projeto que procura interagir o Estado e a sociedade”, destacou Dulcemar Delgado, da Federação dos Servidores Públicos de Mato Grosso.

Integrante do Programa Consciência Fiscal, o projeto Sefaz Com Você é uma das ferramentas da gestão do secretário de Fazenda, Éder de Moraes Dias, na defesa da ordem tributária no Estado.

Pela iniciativa, os servidores da Fazenda Estadual percorrerão, inicialmente, os bairros de Cuiabá para orientar a sociedade sobre a necessidade do pleno exercício da cidadania. Para isso, ajudarão o cidadão a entender melhor a função socioeconômica dos tributos e a questionar melhor a transparência na gestão dos recursos públicos, o que lhe possibilitará avaliar a qualidade e a propriedade dos gastos e dos investimentos governamentais.

Estiveram presentes no encontro representantes das seguintes entidades: União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros (Ucamb); União Coxipoense de Associações de Moradores (Ucam); União das Feiras da Baixada Cuiabana (UDBC); Federação dos Servidores Públicos do Estado; Sindicato dos Taxistas de Cuiabá; Sindicato dos Moto Taxistas de Mato Grosso; União Varzeagrandense de Associações de Bairros (Univab); e Força Sindical.

Da Sefaz, além do secretário de Fazenda, participaram o assessor especial da Sefaz, Vivaldo Lopes, o assessor de Relações Federativas Fiscais, Múcio Ferreira Ribas, a assessora de Comunicação, Luciane Mildenberger, a superintendente do Centro Integrado de Atendimento ao Cliente, Ana Maria Brandão, e o coordenador do Projeto Consciência Fiscal, Odenor Aquino da Silva.