quarta-feira, 16 de abril de 2008

Casa do comunitário traz solidez aos movimentos populares



Fortalecimento do movimento comunitário de Cuiabá e a garantia de um espaço digno para as discussões sobre alguns dos principais problemas da cidade tendem a ser a marca da ‘Casa do Comunitário’, sede da União Cuiabana de Associação de Moradores de Bairros (Ucamb), inaugurada pelo governador Blairo Maggi, no final da tarde desta terça-feira (15/04).



Após 27 anos de ávida espera, o sonho da sede própria da Ucamb se tornou realidade, assegurando espaço qualificado para continuidade dos trabalhos realizados pela entidade, como capacitação, orientação e suporte jurídico e contábil, para todos comunitários que procuram a entidade, além de promover eleições em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT).



Contudo, também, aponta para novos horizontes. No evento, uma conquista de vital importância ao movimento comunitário foi anunciada por Maggi: a criação da Secretaria Adjunta de Ação Comunitária, vinculada à Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), que exercerá a função de ‘ponte’, possibilitando maior musculatura às organizações sociais e, de quebra, auxiliando o Governo de Mato Grosso a levar as políticas públicas até as comunidades que realmente necessitam.

“Em todas as ações sociais que realizamos, as Associações de Bairros estão presentes. O Governo não possui o exército de pessoas que precisamos, e vocês são nossos braços e mãos para realizar as melhorias na sociedade”, argumenta Maggi.

“Precisamos da ajuda e do apoio de vocês para continuarmos a fazer o bem para população cuiabana”, destaca o governador. O novo secretário será escolhido pelas bases populares, tendo total autonomia, não sofrendo interferência do Estado.



O presidente da Ucamb, Édio Martins, agradeceu a todos que fizeram e fazem parte da história de luta do movimento comunitário e, em especial, ao governador que proporcionou a concretização da sede própria, ao lado da secretária Terezinha Maggi, titular da Setecs e a primeira-dama, eleita a madrinha do movimento comunitário.



Édio Martins destacou que, em raras oportunidades, as organizações populares estiveram tão próximas efetivamente de um governo, e, principalmente, sendo ouvida e respeitada quanto aos anseios da população.

“Hoje somos recebidos pelos coronéis [da PM], pelos delegados, pelos secretários e, o que nunca aconteceu, está acontecendo, como o secretário de Fazenda, Éder Moraes, dar atenção ao movimento comunitário", avaliou.

Na ocasião, o presidente da Ucamb entregou ao chefe do Executivo estadual a carteira de sócio vitalício da entidade, explicando que a Maggi poderá sugerir questionar e votar. Todavia, brincou: “Só não pode ser votado, senão eu não agüento”.

Decano da luta democrática, o presidente União Coxiponense de Associação de Moradores (Ucam), Valmir Cardoso, chamou Maggi de ‘pai do movimento comunitário’, lembrando que durante seus 42 anos de luta nenhum governador fez mais pelo setor do que Blairo Maggi. “No começo, quando a gente reivindicava era tratado no pau, depois, não era reconhecido e precisou chegar o rei da soja para sermos tratado com dignidade”, ressaltou. (Juliene Leite e Ronaldo Pacheco)