sábado, 26 de abril de 2008

Lideranças comunitárias debatem a integração com as polícias

Da Redação


A integração entre a comunidade e as polícias foi discutida na noite de quinta-feira (24.04) no Encontro de Líderes Comunitários em Várzea Grande, organizado pela União Várzea-grandense de Bairros (Univab). O secretário do Estado de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado, afirmou que esta integração tem como objetivo encontrar as soluções para a Segurança. Curado destacou quer o trabalho já realizado nas Bases Comunitárias é “edificado por em cinco pilares: Policia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros, Politec e Comunidade”.

O secretário reforçou que, além de oferecer segurança aos moradores, a Base Comunitária quer a participação da população nas ações sociais, que visam principalmente o atendimento aos jovens. Diógenes Curado destacou os resultados de várias ações, como o projeto Rede Cidadã.

Lideranças - O presidente do bairro Parque do Lago, Juarez Leandro da Silva, destacou que as medidas adotadas pelo Governo na área de Segurança estão no caminho certo. A líder do São Matheus, Lindaura Aparecida Jordão, ressaltou que através do trabalho integrado com a polícia o bairro deixou de ser manchete dos jornais. O presidente da Univab, Matheus Magalhães, reforçou que a entidade, que hoje integra 143 associações de bairro, vai colaborar com a Sejusp nas ações de segurança.

Prefeitos - O prefeito de Várzea Grande, Murilo Domingos, ressaltou as ações desenvolvidas pelo governo Blairo Maggi na área de Segurança. Entre elas, o aumento no número de viaturas e os serviços desenvolvidos pelas policias Militar, Civil e Bombeiros que atuam no município.

“Atualmente, o trabalho da segurança está enfocado na prevenção e não na repressão. A participação da comunidade é fundamental”, disse o prefeito de Livramento, Carlos Roberto da Costa. O prefeito de Poconé, Clóvis Martins, reforçou que a iniciativa de ouvir a comunidade é também uma forma de reduzir a violência, já que a sociedade conhece os principais problemas enfrentados.

Integração - O delegado regional de Várzea Grande, Antônio Carlos Garcia, destacou a importância das informações repassadas pela comunidade. Segundo ele, a polícia civil conseguiu elucidar dois casos, que tiveram como vítimas taxistas, com a ajuda de moradores. O comandante geral da Polícia Militar, coronel Campos Filho, informou aos representantes dos taxistas que participaram do evento, que a Polícia Militar vai realizar nos próximos dias um curso de capacitação para os taxistas da grande Cuiabá. De acordo com o comandante, o curso irá contribuir para reforçar a segurança dos profissionais.