sexta-feira, 25 de abril de 2008

Zoneamento Ecológico foi um ''parto demorado'', afirma Riva.





O deputado José Riva (PP) disse que a proposta de Zoneamento Sócio-Econômico Ecológico, entregue na manhã de ontem à Assembléia Legislativa pelo governador Blairo Maggi e o secretário de Planejamento Yenes Magalhães, foi "uma gestação longa e um parto demorado e eu espero sinceramente que o produto desse parto seja bom para Mato Grosso".

O parlamentar progressista disse que, a partir de agora, os deputados vão se debruçar sobre essa proposta e promover várias audiências públicas em todo o Estado para debater junto com a sociedade e os setores representativos dos segmentos econômicos todos os pontos polêmicos.

"Antes de vir para esta reunião, recebi em meu gabinete diversos telefonemas de representantes de Querência, São José do Rio Claro e Alta Floresta, nos cobrando uma agenda dentro da pauta de audiências públicas que serão realizadas no interior para possibilitar a participação do maior número de pessoas possível nessas discussões".


Riva não tem dúvida de que muitos pontos do Zoneamento Sócio-Econômico Ecológico proposto pelo governo e que, segundo o próprio governador Blairo Maggi é um documento que traz uma radiografia, um diagnóstico, que ordena, desde a ocupação do solo, identificando suas áreas de preservação, até as vocações econômicas de cada uma dessas regiões, vão gerar polêmica e debates acirrados, provocando mudanças na proposta original.

"Eu recebi a proposta já há alguns dias e passei a semana anterior estudando essa proposta e cheguei a conclusão de que ela pode ser aperfeiçoada, uma vez que nós não podemos colocar o Zoneamento como a grande solução para os problemas ambientais de Mato Grosso. É uma possibilidade de estabelecermos um critério das ações através dessa proposta, mas ela, por si só, não vai resolver os problemas", pontuou o primeiro-secretário da Assembléia Legislativa.

De acordo com o governador Blairo Maggi o ZSEE foi validado por 47 entidades representativas, incluindo as do setor produtivo e as organizações não governamentais de defesa do Meio Ambiente.

"É um projeto que foi elaborado antes deste governo e deve servir como orientação para o ordenamento territorial do Estado. Quero dizer aos deputados que Mato Grosso precisa desse zoneamento o mais rápido possível, porque infelizmente o Estado tem sido visto com muito preconceito. Eu espero que a proposta consiga envolver toda a sociedade mato-grossense e que possa ser aprimorado e enriquecido com sua participação nas audiências públicas. Vai ser difícil porque as opiniões são muito diferentes, por isso, deve ser um processo de discussão muito rico. Mas precisamos de celeridade", afirmou.