domingo, 13 de abril de 2008

Governo do Estado entrega sede própria da Ucamb na terça-feira


MOVIMENTO COMUNITÁRIO

SÍLVIA DEVAUX
Redação/Secom-MT



Lenine Martins/Secom-MT

Inauguração da nova sede da UCAMB terá presença do governador Blairo Maggi
Após funcionar por 27 anos em espaços alugados, a União das Associações de Moradores de Bairros de Cuiabá (Ucamb) finalmente inaugura a sua sede própria. A casa construída com todas as adaptações necessárias, na região Centro Sul, será entregue nesta terça-feira (16.04), às 17h, pelo Governo do Estado. Cerca de R$ 185 mil foram investidos na construção da ‘Casa do Comunitário’.

O presidente da Ucamb, Édio Martins, diz que a sede própria realiza o mais antigo sonho dos associados. O imóvel conta com três salas administrativas, recepção, auditório para 120 pessoas sentadas e todo climatizado, laboratório de informática e banheiros. O prédio foi construído ainda com toda acessibilidade para os portadores de deficiências.

“A sede própria nos dá a oportunidade de planejar melhor os trabalhos de atuação da Ucamb, para atender a comunidade”, afirma Martins. Ele revela que com o laboratório de informática, a União poderá oferecer capacitação. “A princípio para as secretárias das Associações de Moradores, depois aos presidentes e abrir também o acesso à sociedade. Queremos oferecer os cursos em dois períodos”, completa.

O Governo do Estado já doou nove computadores à União. O laboratório deve funcionar com pelo menos 15 máquinas. A União firmou um convênio com o Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ceprotec-MT) para a cessão de instrutores para os cursos. A Casa do Comunitário irá descentralizar todas as atividades da Ucamb, até então realizadas em espaços distintos: reuniões, palestras, cursos e outros eventos agora com endereço fixo.

Segundo o presidente, com uma sede própria, a diretoria e os associados terão maior segurança para buscar as melhorias. Martins conta que uma das metas será a alteração estatutária da União, de organização da sociedade civil de interesse privado para uma de interesse público, Oscip. Martins destaca que dessa forma terão mais subsídios até para viabilizar recursos junto aos governos Estadual e Federal.

“A União de Rondonópolis, que já atua com sede própria há alguns anos, é um exemplo que queremos seguir. Eles implantaram uma padaria comunitária, projeto que esperamos realizar aqui também”, disse o presidente da Ucamb, adiantando que também pretende buscar parcerias da iniciativa privada para a oferta de diversos cursos de capacitação.

UCAMB

A Ucamb surgiu para fortalecer os movimentos em prol da Habitação. Com os investimentos do governo Blairo Maggi, conforme analisa o presidente da entidade, hoje as prioridades estão na continuidade dos trabalhos de capacitação, orientação e suporte jurídico e contábil, além das promoções das eleições em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT). Atualmente, são 180 presidentes de Associações de Bairros filiados.

A União abrange a Região Norte, da Grande CPA; a Região Leste, do Grande Dom Aquino, e Região Oeste, do bairro Verdão ao Distrito da Guia. Cada região é composta de cinco pólos. A diretoria, os responsáveis pelo atendimento e funcionamento da sede, não é remunerada. “Em todos os conselhos municipais, a Ucamb tem um representante. A gente está lá defendendo a comunidade”, assegurou o presidente.

A sede própria está situada à Avenida 15 de Novembro, esquina com a rua Firmo Rodrigues, região do Porto em Cuiabá.