quarta-feira, 2 de abril de 2008

Bases Comunitárias de Segurança Pública serão fortalecidas




PATRÍCIA NEVES
Assessoria/PM-MT



Guilherme Filho/Secom-MT

Secretário Diógenes Curado, de Justiça e Segurança, reúne-se com autoridades militares, Polícia Civil e lideranças do movimento comunitário, no auditório do Comando Geral da PM de MT.
A Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) irá instalar uma comissão para elaborar uma minuta disciplinando o efetivo, o total de viaturas, elencar e especificar quais são as atribuições das unidades, e regulamentar o gerenciamento das Bases Comunitárias de Segurança Pública. Nos próximos 30 dias, o trabalho deve ser concluído e servirá como base para criação de legislação que irá disciplinar a instalação das Bases Comunitárias. O anúncio foi realizado pelo secretário de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado, na noite de ontem (01.04), durante o 1º Encontro de Líderes Comunitários.

O evento contou com cerca de 90 líderes comunitários, presidentes de bairros, além dos presidentes dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública. O evento foi realizado no auditório da Polícia Militar, localizado na avenida do CPA, com duração de três horas.

As Bases Comunitárias agregam servidores da Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros e Perícia Criminal. A idéia, de acordo com o titular da Pasta de Segurança, é criar um colegiado entre os trabalhadores do Estado e a comunidade, por meio do Conselho de Segurança. Ou seja, a administração da Base será realizada por um colegiado.

O secretário afirmou ainda que irá dar continuidade ao trabalho de fortalecimento da Polícia Comunitária. “Tenho a obrigação de dar apoio ao trabalho já iniciado. Juntos nós podemos melhorar, e muito, a segurança pública do Estado. Nós temos muito a fazer ainda”. Hoje já existem dez Bases instaladas em Cuiabá e a implantação de outras três vem sendo estudada. Outras duas unidades também devem ser instaladas na cidade de Várzea Grande.

Durante o evento, os presidentes dos bairros puderam falar de maneira aberta com as autoridades da área da Segurança Pública. Pelo menos 20 pessoas utilizaram o espaço para expor as situações vivenciadas nos bairros de Cuiabá e Várzea Grande.

O presidente da Federação Mato-grossense dos Bairros (Femab), Walter Arruda, citou que reuniões como essas devem ser realizadas por regionais para facilitar a compilação das informações. A idéia foi acatada e novos eventos desse porte serão marcados para atender áreas específicas. Na prática, garantir ainda mais aproximação com a sociedade. Cuiabá hoje conta com cerca de 180 bairros legalizados e pelo menos outros 80 que derivam de invasões.

Para o bairro Pascoal Ramos, um dos mais populosos de Cuiabá, o presidente da associação, Edmilson Batista de Souza, reivindicou que o 9º Batalhão da Polícia Militar seja transferido para a atual sede do Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc Sul). O secretário Diógenes Curado informou que a unidade da Polícia Judiciária Civil será transferida para o antigo Centro de Treinamento da Trescinco, situado à avenida Fernando Corrêa da Costa. “Não vamos medir esforços para atender a população”, ressaltou.

Quanto aos pedidos para ampliação do policiamento nos bairros, os líderes comunitários foram informados da realização de concurso público para contratação de mais mil policiais. O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Antônio Benedito Campos Filho, lembrou que todos os Comandos Regionais (Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Rondonópolis, Barra do Garças, Cáceres, Tangará da Serra e Juína) irão receber novos policiais. A expectativa é a de que até o primeiro trimestre de 2009, eles já estejam atuando plenamente.

Participaram da reunião, o secretário adjunto de Justiça e Segurança Pública, coronel Jorge Roberto Ferreira, a comandante-geral adjunta da Polícia Militar, coronel Lílian Tereza Vieira, o diretor-geral da Polícia Judiciária Civil, José Lindomar da Costa, a diretora-geral adjunta da PJC, delegada Thaís Camarinho, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Arilton Azevedo, o superintendente da Polícia Técnica de Mato Grosso, Antônio Carlos de Oliveira, presidente da União Várzea-grandense de Bairros, Mateus Magalhães, da União Cuiabana de Bairros, VAlmir Cardoso, o presidente da União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros Edio Martins, além do presidente da Associção do Shopping Popular, Misael Galvão, comandantes dos batalhões da Polícia Militar de Cuiabá e Várzea Grande.