quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Bancada define priorizar manutenção

Auro Ida Da Redação
A bancada federal de Mato Grosso definiu ontem como prioridade a manutenção de R$ 270 milhões no Orçamento da União de 2009 para o Estado, mesmo valor dos últimos três anos. Os parlamentares mato-grossenses têm direito a 18 emendas coletivas, sendo 15 de metas e três de remanejamento.
As principais metas - prioridades e valores estabelecidos pela bancada - serão nas áreas de Infra-Estrutura, Saúde, Turismo e Integração Regional, mas sem beneficiar apenas os maiores municípios como aconteceu em 2008. "A nossa intenção é transformar as emendas em estadual para beneficiar o maior número possível de municípios", informou o coordenador da bancada, deputado federal Carlos Abicalil.
A proposta, porém, só será executada se houver mudança na orientação da Comissão Mista do Orçamento. "Os coordenadores das bancadas estaduais são a favor da alteração" disse. Dessa forma, as emendas deixarão de ser destinadas a único município como aconteceu este ano.
O deputado federal Homero Pereira (PR) disse que as necessidades são grandes em Mato Grosso, especialmente em municípios menores. Disse ainda que a definição acontece até amanhã, quando serão encerrados os prazos para a apresentação de emendas, inclusive as individuais dos parlamentares. Ele revelou que os valores das emendas coletivas serão maior do que o objetivo estabelecido, porque já estará previsto os cortes que deverão ser realizados. "Estamos fazendo um pedido maior para conseguirmos R$ 270 milhões".