quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Milhares de crianças aguardam vagas em creches e escolas de Cuiabá



Redação 24 Horas News





A primeira promessa do prefeito Wilson Santos de colocar Cuiabá entre as melhores cidades brasileiras no “ranking” da educação, pode cair por terra. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)/DataSUS divulgados pela Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi) indicam que pelo menos 50 mil crianças da educação infantil devem ficar fora da sala de aula em Cuiabá em 2009, sendo 30 mil nas creches e 23 mil na pré-escola.
Estatísticamente, um valor intransponível a curto prazo, especialmente para quem deseja usar o “ranking” como indicador de credibilidade para chegar a condição de candidato a governador de Mato Grosso. Apesar dos dados, o secretário de Educação de Cuiabá, Carlos Carlão Nascimento, admite um déficit significativo, mas contesta os números.
“Eu não sei de onde buscaram esse números.
Na realidade, a rede municipal de ensino de Cuiabá tem 47 mil crianças e se tivesse 50 mil crianças fora [da escola] teria que se construir uma nova rede.
Então isso é absurdo” - afirmou.
A pesquisa aponta que a Prefeitura de Cuiabá teria vagas apenas para 8.439 das 38.991 crianças na faixa etária de zero a três anos e onze meses.
Segundo o secretário, pelo menos 35% das crianças dessa faixa etária são atendidas. Ele considera o suposto déficit de 65% grave, mas dentro de uma média nacional, e não vê perspectivas de solução em curto prazo. “Nos últimos quatros anos mais que dobramos o número de crianças na educação infantil.
Mas depende de recursos que nenhum município brasileiro tem para atender a toda a demanda de creche”, disse. A Prefeitura contabiliza, atualmente, o atendimento de 5 mil crianças em creche municipais e 3.500 em creches conveniadas.
Na pré-escola, seriam atendidas outras 9 mil crianças de 4 a 6 anos de idade.
A rede municipal de ensino abriu para este ano 7.783 novas vagas para matrículas.
A previsão de investimentos, na faixa de R$ 8 milhões para 2009, engloba a construção de 3 centros de educação infantil com 250 vagas cada e outras dez novas creches, além da reforma de unidades já existentes.
O secretário de Educação de Cuiabá estima que em 8 anos seja possível universalizar o atendimento da educação infantil na capital do Mato Grosso.
Em outras palavras, mesmo que os números do IBGE/DataSUS estiveram equivocados, especialistas acreditam que seja impossível Santos atingir a meta das “Cinco Mais na Educação” com o tempo estabelecido pelo secretário para universalizar o atendimento.
Durante a campanha à reeleição, o prefeito Wilson Santos prometeu implantar a educação integral e atingir ainda este ano 4,4% a 4,5% no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, Ideb. Disse que vai investir no Bolsa Universitária, nas universidades privadas, semelhante ao Programa Universidade para Todos (Prouni), do Governo Federal.
Prometeu pagar 15 salários anuais a todos os profissionais das 10 melhores escolas da cidade, criando o “ranking escolar”; e, providenciar a cobertura para todas as quadras das escolas municipais, inclusive as da zona rural.
Com Marco Antônio Soalheiro, da Agência Brasil