quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Buracos em profusão Período de chuvas traz de volta o transtorno das crateras às vias de Cuiabá;


Ônibus se aproxima de uma imensa cratera provocada pelo excesso de chuva dos últimos dias em Cuiabá Da Reportagem Resultado das constantes chuvas que vêm caindo em Cuiabá, os buracos surgidos em vários bairros têm gerado transtorno e revolta a motoristas e moradores.

O gerente de Manutenção de Sistema Viário da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfe), João Panta Leão, garante que dentro de 20 dias o problema de buracos na cidade estará resolvido. O motorista Lourence da Silva, de 34 anos, aguarda com ansiedade pela solução.

Ele trabalha na linha de ônibus Jardim Vitória/Centro e diz que os transtornos causados pelos buracos espalhados pela cidade são uma constante. Ontem, enquanto dava entrevista ao Diário, os passageiros do ônibus que ele conduzia tiveram que ser transportados em outro, devido a uma falha mecânica, que segundo Silva, foi ocasionada pelos buracos. “E não é só aqui não.

Na avenida principal do Jardim Florianópolis, a situação também é crítica. O governo e a prefeitura não fazem nada. Eles só resolvem alguma coisa quando a gente ameaça parar de rodar”, revela Silva, destacando que além do bairro Jardim Vitória, os buracos estão presentes também nas avenidas do bairro vizinho.

A moradora da rua 21 do Jardim Vitória, a comerciante Rosa Nerez dos Santos, de 27 anos, diz que os problemas realmente só são resolvidos quando há ameaça de paralisação dos motoristas.

“É assim o ano todo, mas nesse período de chuvas fica mais difícil pra gente”, desabafa. Ela destaca que o problema deveria ser resolvido por completo, e não de forma paliativa.

“Eles vêm aqui, jogam um ‘troço’ preto, depois passam uma máquina em cima, e pronto. Daí, não demora nem três meses para o buraco estar aberto de novo. Não adianta nada”, reclama.

De acordo com Leão, as ações de “tapa-buraco” feitas pela prefeitura são uma medida de manutenção.

Mas concorda que para resolver o problema deveria ser feito um recapeamento completo em locais como a rua 21 do Jardim Vitória. Pontos críticos, iguais ao que foi localizado pela equipe de reportagem no retorno da avenida Beira Rio, Vicento Vuolo (que liga os bairros Morada do Ouro e CPA III), na avenida Itália (no bairro Jardim Itália), e também na rua Brasília (no bairro Jardim das Américas).

Conforme Leão, o trabalho de “tapa buraco” estava com a programação em dia.

Mas o recesso de final de ano resultou no acúmulo de trabalho. Entretanto, frisa Leão, desde a terça-feira, cerca de 70 homens, divididos em 12 equipes, estão distribuídos em alguns pontos da cidade para melhorar a trafegabilidade.

Os buracos localizados na avenida Beira Rio, a Seminfe responsabilizou a Secretaria de Trânsito e Transporte de Cuiabá (SMTU), e o Serviço de Abastecimento da Capital (Sanecap).

“A secretaria não faz obra de tapa buraco e recapeamento”, rebateu o diretor de Planejamento da SMTU, Rafael Datone.
Já a assessoria de imprensa da Sanecap informou que uma equipe do órgão irá, ainda esta semana, até o local para avaliar e solucionar o problema.