domingo, 11 de maio de 2008

Transporte coletivo é ruim

Caroline Rodrigues
Especial para A Gazeta

O transporte coletivo é a principal reclamação dos moradores dos bairros Sucuri 1, Sucuri 2 e Serradão. A comunidade conta com apenas um ônibus que passa no intervalo de uma hora. Muitas pessoas optam por seguir a pé até a ponto mais próximo, localizado à 5 km. O presidente dos bairros, Fernando Rafael da Silva, acionou a empresa de ônibus responsável pela linha, mas nada mudou. "Eles (empresa) alegam que poucas pessoas usam o serviço. Isto não é verdade".

A falta de água no Sucuri 2 e Serradão é outro problema. No período de seca a população pede à prefeitura caminhões pipa para fazer a distribuição. O serviço chega a demorar 20 dias, o que leva a população a dividir a água de reservatórios e poços particulares.

O Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) fez um poço artesiano para atender a comunidade do Sucuri 2. O trabalho de perfuração foi concluído há 10 meses, porém as bombas não foram instaladas e o local está interditado.

A limpeza urbana e asfaltamento das ruas também são exigidas pelo moradores. A poeira traz doenças respiratórias para as crianças e sujam as casas. O mato e lixo ocupam o acostamento da avenida de acesso ao Sucuri. O comerciante Joanil José da Silva, considera um prejuízo a comunidade. "Os clientes acham a visão desagradável e reclamam".

Entre os pontos positivos do bairro estão tranquilidade e segurança. A moradora Laura Alves, 30, diz que o local é excelente para criar filhos. "Todo mundo se conhece e as crianças andam livres. Sem trânsito, barulho ou pessoas estranhas".

A solidariedade é um fator marcante entre os habitantes. Os membros da comunidade oferecem cursos no Centro Comunitário. Atualmente, são duas turmas, uma de bordado e outra de flauta. O presidente Fernando da Silva relata que a filosofia é: o que sabe mais, ensina.

A escola e o posto saúde são pontos forte da comunidade. Os espaços atendem com qualidade as pessoas do bairro e das localidades próximas, como o Ribeirão do Lipa e Jardim Colorado. Cerca de 500 pessoas moram nos bairros Sucuri 1, Sucuri 2 e Serradão. A principal fonte de renda é a pesca e produtos artesanais.

Evento - O projeto Viva Seu Bairro estará no bairro Sucuri hoje. O palco será montado em frente a quadra de esportes Hélio Machado. A programação conta com o Quadro Caça Talentos, e a apresentação do Grupo Kamawe, da dupla Léo Fernandes e Renner Costa, bem como a Banda dos Amigos, que finaliza o evento.