domingo, 4 de maio de 2008

DESCASO

Coleta de lixo reduz em Cuiabá

Caroline Rodrigues
Especial para a Gazeta

Vários bairros de Cuiabá estão com a coleta de lixo irregular. Os sacos ficam acumulados nas calçadas esperando o caminhão, que demora até 5 dias para fazer o recolhimento. O mau cheiro e animais peçonhentos incomodam a dona-de-casa Maria Ana dos Santos, 52, moradora do bairro Alvorada. No local, o serviço era realizado três vezes por semana, mas no último mês a frequência reduziu, passando para um único recolhimento semanal.

Situação idêntica acontece no bairro Jardim União, próximo à Avenida das Torres, que está em construção, onde, além de diminuir o número de coletas, o caminhão não passa em todas as ruas.

Como o bairro não é asfaltado, as chuvas causaram o assoreamento de alguns trechos, formando profundas valetas. Os motoristas alegam que a falta de infra-estrutura dificulta a entrada do veículo coletor na rua.

Para ter o lixo coletado, os moradores pegam as sacolas e as levam até o local onde o lixeiro passa. "É difícil porque como o bairro é pobre, ninguém dá atenção. Temos que ficar atentos ao barulho do carro de lixo e correr para não perder", relatou a dona-de-casa Maria da Silva Santana,25, moradora do bairro Jardim União.

A deficiência de serviço aparece na região Sul de Cuiabá, nos bairros Jardim Universitário, Jardim Imperial e Recanto dos Pássaro, na região Centro Norte, no bairro Alvorada, e na Centro Sul, nas proximidades do bairro Jardim União.

A empresa Qualix terceriza o serviço de coleta de lixo desde a administração municipal passada. Em abril de 2008, os processos licitatórios para a contratação da Qualix foi questionado pela Câmara Municipal.

O contrato com a empresa é emergencial, modalidade que não exige licitação. A situação motivou a formação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Lixo.

O presidente da CPI é o vereador Francisco Vuolo, pediu intervenção da Justiça para o encaminhamento das cópias do processo pela Prefeitura de Cuiabá na primeira quinzena de abril de 2008.

Após a coleta de documentos, a investigação passará para a fase dos depoimentos, na qual serão ouvidas as partes envolvidas.

Outro lado - A Prefeitura de Cuiabá já notificou a empresa Qualix, responsável pela coleta de lixo em Cuiabá.

O diretor de Operações Urbanas da Secretaria de Estado de Infra-estrutura, Clever Costa Leite, falou que devido ao feriado, muitos garis deixaram de comparecer ao trabalho, porque o ponto é facultativo.

A empresa comprometeu-se a normalizar o serviço até sábado(3).