sexta-feira, 23 de maio de 2008

Lançamento do Reluz será terça-feira

Infra-Estrutura
Graciele Leite
Comunicação - PMC

O lançamento do Programa Reluz será na terça-feira (27-05), às 17h, no Centro de Eventos do Pantanal. Este é o maior programa de melhoria na eficiência energética da história da Capital e irá propiciar 100% de iluminação pública sem custos aos moradores. Com a troca de 92.952 lâmpadas e luminárias, a cidade conseguirá economizar R$ 1,8 milhão ao ano nos gastos com consumo e manutenção da rede. Isso equivale a 26% de redução mensal nos custos. A mudança será iniciada da periferia para o centro, prestigiando desta forma a população menos favorecida com o serviço e onde há maiores índices de criminalidade.

As lâmpadas usadas hoje (de vapor de mercúrio e de sódio) serão trocadas por lâmpadas mais eficientes (de vapor de sódio e de multivapor metálico). O prazo final para implantação é dezembro deste ano. Por isso, a perspectiva do projeto é propiciar iluminação eficiente, com redução de gastos em consumo e manutenção, além de melhorar a estética e a segurança nas comunidades.

Na primeira fase dos trabalhos, haverá recadastramento dos pontos de iluminação existentes na cidade, o que permitirá o atendimento rápido em caso de falhas (queimas). Além da troca de lâmpadas e ampliação da rede, serão desenvolvidos outros seis projetos de iluminação especial nas principais avenidas e viadutos ou em áreas públicas.

O programa já foi implantado e aprovado em Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF) e outras cidades como Guarulhos (SP) e São José dos Campos (SP). O custo para Cuiabá será de R$ 23.599.257,80. O projeto será viabilizado por meio de uma parceria com a Rede Cemat.

O financiamento é da Eletrobrás e a Prefeitura terá seis anos para pagar, sendo um de carência. A quitação será custeada pela Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (CIP) sem ônus adicional, uma vez que o empréstimo será pago com os valores provenientes da economia nos gastos de consumo e manutenção