sexta-feira, 30 de maio de 2008

Programa Reluz é lançado em oito bairros da região Norte de Cuiabá

O prefeito Wilson Santos lançou ontem (28), à noite, o programa Reluz em oito bairros da região norte de Cuiabá. O evento foi realizado no Centro Comunitário do bairro Jardim Vitória e marcou o início das obras, que começam da periferia para o centro da cidade.

Os primeiros bairros contemplados são: Jardim Vitória, Novo Paraíso I e II, Jardim Florianópolis, Ouro Fino, Jardim União, Jardim Itapuã e Três Poderes. Esses bairros estão incluídos na primeira etapa de execução do programa, que será concluído em dez meses.

Durante o evento, o prefeito de Cuiabá falou aos moradores que a Prefeitura criou o programa Reluz porque acredita que investir em iluminação pública é investir na segurança da população. “Esse é o melhor sistema para garantir mais segurança aos bairros, pois inibe os bandidos”.

De acordo com o gestor municipal, a escolha desses bairros para iniciar o programa é devido ao elevado índice de violência que ocorre no local. “Aqui moram as famílias, os estudantes e os trabalhadores, que geralmente chegam tarde em casa. São eles quem mais precisam de segurança, e uma rua bem iluminada é garantia disso” disse Santos.

A reunião contou com a presença de moradores, comerciantes, lideranças comunitárias e políticas. A deputada Federal, Telma de Oliveira, que também esteve presente, pontuou que garantir segurança à população é papel dos Governos Federal e Estadual, no entanto, o prefeito se mostra preocupado com a situação, que agrava cada vez mais no país, tentando procurar soluções para o problema. “O prefeito está se mostrando preocupado com a qualidade de vida da população cuiabana. Com esse programa ele garante dignidade aos moradores da periferia”.

Com um investimento de R$ 23.599.257,80, o programa Reluz irá promover 100% de iluminação pública em Cuiabá. Ao todo serão substituídas 46.326 lâmpadas e luminárias em todos os bairros de Cuiabá, gerando uma economia para o município de 10.373 MWh no consumo anual de energia. Essa economia reflete em uma redução de R$ 1,8 milhão nos gastos da Prefeitura com iluminação pública.

Para o presidente da Associação de Moradores do bairro Jardim Vitória, Nelson de Farias, o bairro que existe há 20 anos, nunca recebeu uma obra tão importante. “O bairro possui mais de 11 mil moradores e todos eles sempre reclamaram da iluminação pública, pois aqui é muito escuro à noite. Agora sabemos que vamos morar em um lugar mais seguro e tranqüilo”.