terça-feira, 26 de maio de 2009

EPIDEMIA DE DENGUE Cuiabá registra 12ª morte




Menina de 7 anos morreu após ficar internada 6 dias no Pronto-Socorro; Em Mato Grosso já são 28 mortes


Não há previsão para fim da doença e na última semana foram 152 novos casos


Raquel Ferreira
Da Redação

Mais uma morte provocada por dengue hemorrágica foi registrada em Cuiabá. A vítima é uma menina de 7 anos, internada no Pronto-Socorro Municipal desde o dia 18. Ela foi a óbito na noite de domingo (24). A criança era moradora do bairro Nova Esperança, região do Coxipó, e deu entrada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) no dia 19. Com mais este caso, sobe para 28 o número de mortes notificadas por suspeita da doença em Mato Grosso. Já são 12 casos de morte na Capital.

O Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Capital, divulgado ontem, aponta que entre os dias 17 e 23 de maio foram registrados 152 novos casos suspeitos da doença, sendo 136 de pessoas que moram em Cuiabá. Até o momento, foram notificados 7.330 casos, sendo que 398 foram descartados e 5.278 confirmados, sendo 56 com complicação, 79 de dengue hemorrágica e 1 síndrome do cheque da dengue.

A gerente de Vigilância a Doenças e Agravos Transmissíveis, Flávia Guimarães Duarte, destaca que mais um caso de morte por suspeita de dengue foi confirmado subindo para 6 óbitos, outros 6 casos são investigados e 4 foram descartados.

Ela explica que não tem como prever quando diminuirá o número de pessoas com a doença. A estimativa é referente as chuvas na cidade. Flávia explica que, normalmente, a expectativa é, em média, 20 dias após o encerramento das chuvas.

Mato Grosso - O último boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SMS), no dia 20, aponta que Mato Grosso apresentou um acréscimo de 43% de notificações de dengue. No ano de 2008, de janeiro a 20 de maio, os registros foram de 9.569 casos. Já no mesmo período de 2009, foram 16.827 casos de dengue. Este é o ano com maior número de casos da história do Estado.

Os municípios que tiveram notificação de casos graves da dengue foram: Cuiabá, Várzea Grande, Nova Olímpia, Nova Mutum, Poconé, Canarana, Nobres, Tangará da Serra, Nobres, Rosário Oeste, Cáceres, Rondonópolis, Arenápolis, Nortelândia, Lucas do Rio Verde, Nobres, Juara, Diamantino, Barra do Bugres, Paranatinga, Santo Antônio do Leverger, Nossa Senhora do Livramento, Juína, Marcelândia, Curvelândia, Campo Verde, São José do Xingu e Juína.