domingo, 29 de junho de 2008

Moradores cobram rede de esgoto

O saneamento básico é a principal reivindicação dos moradores do bairro Jardim Vitória em Cuiabá. A área não possui sistema de esgoto e todas as 2,8 mil casas da comunidade utilizam fossas sépticas para fazer a captação. No período chuvoso os resíduos transbordam para as ruas, trazendo além do mau cheiro, doenças para os moradores.

O presidente do bairro, Nelson de Farias, diz que os médicos do Programa Saúde da Família (PSF) reclamam da situação. Eles alegam que o medicamento cura temporariamente as doenças, porque as pessoas continuam expostas ao esgoto. A não existência do sistema é um dos fatores que levaram o bairro a ter o maior número de casos de hanseníase na Capital. "Os médicos não fizeram nenhuma pesquisa científica, mas consideram a falta de uma rede de esgoto um dos fatores para o alto índice de contaminação", afirma Farias.

Quando há problemas nas fossas os proprietários das casas não conseguem contratar um caminhão limpa fossa porque custa cerca de R$ 70, o que resulta em esgoto a céu aberto por aproximadamente 6 meses a cada ano.

A comunidade tem 11,5 mil moradores e, conforme o presidente, 50% moram em casas alugadas e 70% dos economicamente ativos trabalham na construção civil ou em serviços domésticos. A renda máxima das famílias gira em torno de dois salários mínimos.

Outra reclamação é a falta de pavimentação das ruas. Apenas as avenidas B e José Torquato, usadas como linha do ônibus, são asfaltadas, nas demais terra, buracos e esgoto a céu aberto.

Programação - Hoje os moradores recebem o Projeto Viva Seu Bairro, promovido pelo Grupo Gazeta de Comunicação. O evento será realizado próximo a base da Polícia Comunitária do bairro. Nesta edição a população poderá contar com o "Mutirão da Cidadania", onde as pessoas poderão buscar informações sobre o acesso aos programas sociais e a emissão de documentos como a carteira de identidade e Cadastro de Pessoa Física (CPF). Também está incluso na ação, atendimento médico, orientações de saúde, bem como corte de cabelo e aferição de pressão arterial. O mutirão será no escola Dejani Ribeiro de Campos, na avenida José Torquato. Os serviços começam às 8h e terminam às 16h. Todo o atendimento é gratuito.

Logo após terá início as atrações no palco do Viva Seu Bairro com o Quadro Caça Talentos e as apresentações musicais do grupo Fascinação, da dupla Flávio Henrique e Fernando e o Grupo Kekebra.