sexta-feira, 13 de junho de 2008

Praça do bairro Alvorada ganha nome de líder comunitária da região

Da Redação

O prefeito Wilson Santos sancionou hoje (13-06) a lei que denomina a “Praça dos Menores”, localizada no bairro Alvorada, como “Praça Maria Benvinda”. A mudança atende a um projeto de lei da vereadora Enelinda Scala (PT), que visa homenagear a memória da líder comunitária da região. A solenidade ocorreu no prédio da Governança Integrada, no Poção, e contou com a presença da família de Maria Benvinda e da parlamentar, além do secretariado municipal.

“Espero que essa justíssima homenagem possa relembrar o dinamismo e a coragem de Maria Benvinda, uma líder comunitária que sempre lutou por melhorias na comunidade onde vivia. Espero também que a homenagem possa matar um pouco da saudade que a família sente dessa mulher que faleceu tão precocemente”, destacou o prefeito. Santos disse ainda que a gestão convive de forma harmoniosa com a Câmara Municipal e que os interesses públicos estão acima das diferenças partidárias.

O filho de Maria Benvinda, Rogério Soares, agradeceu a homenagem e defendeu que denominação da praça é justa porque demonstra o reconhecimento da sociedade em relação ao trabalho comunitário realizado pela mãe. “Ela era uma lutadora dos movimentos sociais e sempre reivindicou melhorias para o Alvorada”. A família mora há 20 anos no bairro.

Maria Benvinda faleceu em dezembro de 2006, quando tinha 52 anos, após um acidente de trânsito. Ela foi presidente da associação de moradores e, no período de militância, lutou pela construção da igreja no bairro e da Escola Municipal Marechal Cândido Rondon.

Inauguração - A “Praça Maria Benvinda” está localizada entre as ruas São Domingos e Luis Philippe Pereira Leite, do bairro Alvorada. O espaço público passa por obras de restauração e a entrega ocorrerá no domingo (15-06). A solenidade será às 20h30, no local.

A comunidade também está sendo beneficiada com a reforma da Escola Municipal Marechal Cândido Rondon. O ato de inauguração será na segunda-feira (16-06), às 10h, no Alvorada.

“Em 20 anos, nenhuma gestão fez pelo Alvorada o que essa administração está fazendo. Eu agradeço em nome dos moradores”, ressaltou o irmão de Maria Benvinda, Deuzedy Moreira de Ávila.

Regularização fundiária – Na ocasião, o prefeito informou à família de Maria Benvinda que a administração está buscando a regularização fundiária dos lotes do bairro Alvorada. Uma comissão foi formada para apresentar à Caixa Econômica Federal (CEF) um projeto piloto de venda dos terrenos para os moradores. A CEF já conheceu a proposta e deverá comprar as áreas para financiar as propriedades de forma financeiramente acessível para cada família. Santos ressaltou também que a CEF pretende utilizar depois o exemplo em demais regiões do país.