quinta-feira, 5 de junho de 2008

Bairros carentes de Cuiabá e Várzea Grande são atendidos com doação de cobertores



O Governo do Estado deu início nesta terça-feira (03.06) a mais uma edição da campanha “Cobertor Solidário”. As primeiras doações de cobertores foram repassadas para as entidades que representam as associações de moradores de bairros de Cuiabá e Várzea Grande. A assinatura do termo de doação foi entre a secretária de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), Terezinha Maggi, e os presidentes da União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros (Ucamb), União Coxipoense de Associações de Moradores de Bairros (Ucam) e União Várzea-grandense de Associações de Moradores de Bairros (Univab).

Foram doados oito mil cobertores para atender aos bairros carentes de Cuiabá e Várzea Grande. Os presidentes de bairros irão retirar os cobertores diretamente na sede da Ucamb, Ucam e Univab.

De acordo com o presidente da Ucam, Valmir Cardoso, na região do Coxipó serão atendidos aproximadamente 80 bairros carentes com os cobertores doados pelo Governo do Estado. “São famílias muito carentes que não têm condições de comprar um cobertor e muitas vezes o que eles têm já vieram de doação. A Ucam agradece ao Governo por esta doação, quem sai ganhando com isto são as comunidades”, afirmou Cardoso, que na oportunidade lembrou aos presidentes de bairro presentes ao evento que cada um tem que levar a relação das famílias que serão atendidas. “Trabalhamos com transparência. Tem que prestar conta de tudo o que é doado. Esta é uma das exigências da Setecs”, destacou o líder da Ucam.

Este já é o terceiro ano consecutivo que as lideranças de bairro são contempladas pela campanha do cobertor. O presidente da Ucamb, Édio Martins, elogiou a forma como o Governo vem trabalhando com o movimento comunitário. “Campanhas assistenciais sempre existiram, mas nunca um Governo convidou o movimento comunitário para participar como estamos participando agora. Esta forma de gestão compartilhada com a sociedade é que faz a diferença, pois a ação chega até o cidadão carente de forma muito mais rápida. Estamos nos sentindo valorizados e isso reflete diretamente na comunidade, que também está satisfeita com o trabalho social”.

A Ucamb atenderá cerca de 60 bairros carentes em Cuiabá e a Univab em torno de 100. Somando os bairros atendidos pela Ucam, ao todo serão aproximadamente 240 bairros de Cuiabá e Várzea Grande atendidos pela campanha do cobertor.

A campanha Cobertor Solidário irá distribuir este ano 150 mil mantas. Além das famílias moradoras de bairros carentes da Grande Cuiabá, o atendimento também será feito às instituições filantrópicas, às famílias dos 141 municípios do Interior e mais comunidades indígenas e quilombolas. Os cobertores destinados aos municípios do Interior são entregues diretamente para as prefeituras, que por sua vez repassam à rede de assistência municipal como creches, abrigos e albergues.

“Acredito que mesmo não tendo um inverno rigoroso em nosso Estado, é importante que os mais carentes tenham como se proteger das possíveis quedas de temperatura. A nossa prioridade são as crianças, os idosos e os portadores de deficiência. Assim como na campanha de distribuição de alimentos, na campanha do cobertor seguimos a estimativa populacional de cada município para dividir o número de cobertores. A única exceção é Cuiabá e Várzea Grande, que por serem cidades maiores e onde está concentrada a maior parcela da população carente, recebeu um número maior” disse a Terezinha Maggi.

INTERIOR – Até o dia 27 junho os municípios do Interior podem retirar os cobertores no armazém da campanha, localizado na Avenida V, esquina com rua J, Distrito Industrial, em Cuiabá.