segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Coluna para quem não tem medo de arder a língua



Comunitários valorizados

A implantação das Bases Comunitárias de Segurança, neste ano, pela Sejusp, representa um avanço considerável no modelo de segurança ao qual sonhamos para Mato Grosso e, particularmente, para Cuiabá. Embora receba toda sorte de críticas desferida por setores da imprensa, o secretário Carlos Brito, da Sejusp, não arredou o pé em sua decisão de assegurar que os Conselhos de Segurança (Consegs) contribuam com a Polícia na definição das prioridades de cada região da Grande Cuiabá. Além de moderno, Brito demonstrou coragem ao valorizar o movimento comunitário da Capital.



Cobrança continua
Independente do período, a Ucamb não deixará de cobrar que a Associação Mato-Grossense dos Transportadores Urbanos (MTU) honre o compromisso firmado no Conselho Municipal de Transporte de praticar a tarifa social de R$ 1,00 também aos domingos e não apenas nos feriados. Hoje a tarifa só é praticada nos feriados em Cuiabá e, mesmo assim, atende somente os que pagam em dinheiro – ou seja, menos de 25% dos clientes do sistema.

Tudo pronto
O movimento comunitário de Cuiabá, outra vez, terá participação de destaque na Campanha Natal das Crianças, realizado pelo governo de Mato Grosso, via Setecs. Os dirigentes comunitários estão preparados para mais esse desafio.

Divisão
O ‘inflação’ de líderes comunitários com disposição de se candidatar à Câmara de Cuiabá é salutar para a democracia, mas preocupante do ponto de vista de representatividade. Há o risco de divisão, em excesso, não permitindo a eleição de nenhum representante, em 2008.

Cuidado
É hora dos líderes comunitários de Cuiabá tomarem cuidado com os ‘falsos profetas’: aqueles políticos que aparecem a cada quatro anos, nos bairros humildes, prometendo solução para tudo. A orientação da Ucamb é objetiva: quem estava ‘sumido’ e, agora, voltou a ‘aparecer’ no bairro, deve ser recebido com respeito e, depois, devolvido para onde veio.

Cada um na sua
Os moradores dos bairros de Cuiabá que já são atendidos por Bases Comunitárias de Segurança devem entender que o comando é da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e os Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) são auxiliares. Os Consegs têm simples função orientadora. A execução é da Sejusp.

Você Sabia?
Que o movimento comunitário em nível nacional (Conam) e estadual (Femab) foi fundado por Valmir Cardoso, atual presidente da Ucam?