segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Moradores do Três Barras sofrem sem água há mais de 15 dias



Os Moradores do bairro Três Barras vivem o caos no abastecimento de água. Há mais de 15 dias não recebem água em casa e precisam apelar para caminhão pipa ou ir até uma “bica” de água e carregar baldes.

O padeiro Moisés Antônio Martins conta que ‘vire e mexe' precisa fechar a panificadora por falta de água e assim fica com a renda da família, que também trabalha com ele no estabelecimento, prejudicada.

Moisés é morador do Três Barras há dois anos e segundo ele é comum faltar água no bairro. Já faz parte da rotina dos moradores. Ele relata ainda que precisa ir com toda a família até a casa do pai dele no Planalto para poder tomar banho.

Outra moradora, que prefere não se identificar, diz que o problema de água se agravou de ‘ano para cá’. Há mais de 21 anos no bairro, ela costumava comprar caminhões pipa para abastecer a casa. Ao preço de R$ 25,00, era preciso ao menos dois por semana. Como o problema já perdura há um ano, ela agora optou por buscar água na “bica”, que fica a pelos menos dois quilômetros de sua casa.

Mesmo sem água, os moradores são obrigado a pagar a conta enviada pela Sanecap mensalmente, no valor mínimo de R$ 20,00.

O outro lado

O engenheiro da Sanecap, Noé Rafael da Silva, informou que tem enviado diariamente carros pipa para amenizar o problema dos moradores do Três Barras. No entanto, a solução definitiva somente com a conclusão das obras da ETA Tijucal, responsável por abastecer o bairro.

Segundo Noé, a Prefeitura ampliou o número de caminhões pipa de nove para 16, já com o objetivo de atender às regiões com problema de abastecimento. Já com relação a previsão de entrega das obras da ETA Tijucal, o secretário municipal de Infra-estrutura, Josué de Souza Júnior, a estação já está pronta, no entanto ainda faltam a tubulação para ligação com os bairros e a colocação ou instalação do sistema de bombeamento e as instalações referentes ao funcionamento.

Josué destaca ainda que pelo contrato a Prefeitura tem o prazo de entregar a ETA até 2009, mas a intenção da atual administração é da conclusão ainda este ano. Somente com a Estação pronto o problema de abastecimento será sanado definitivamente. / Atualizada às 11h45

Da Redação / AM