quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Com apoio das bases populares, Mauro Mendes cresce mais de 170%


O melhor desempenho médio nas pesquisas de opinião pública sobre tendência do eleitorado para a Prefeitura de Cuiabá é do empresário Mauro Mendes, candidato da coligação Compromisso com Cuiabá, principalmente após o anúncio de apoio das principais organizações sociais da Capital. A pesquisa Instituto Mark/Rdnews, por exemplo, apresenta crescimento de 171,4% para Mendes, no comparativo à consulta anterior do mesmo instituto, registrada há menos de 30 dias.

Outro dado importante da pesquisa foi aferir a tendência atual de crescimento da candidatura de Mauro Mendes, alicerçada pelo apoio das bases populares, considerada ‘tropa de choque’ do governador Blairo Maggi, enquanto outros concorrentes ao Palácio Alencastro apresentam projeção de queda nas intenções de voto.

A consulta Mark/Rdnews foi realizada justamente nos dias seguintes ao maior evento realizado nesta campanha de Cuiabá, até o momento.

Na noite de segunda-feira (04/08), o movimento comunitário e as organizações sociais da Capital, como União Cuiabana das Associações de Moradores (Ucamb), Sindicato dos Taxistas, Associação dos Vigilantes, Movimento Evangélico, União dos Clubes de Mães do Coxipó, Sindicato dos Moto-Taxistas e feirantes, entre outros, reuniram mais de 3.000 pessoas, no auditório do Sest/Senat, no Coxipó, com a presença do governador Blairo Maggi e da primeira-dama Terezinha Maggi, para entregar a ‘Carta Compromisso’ com propostas para melhorar a cidade.

A pesquisa aponta, também, que Mauro Mendes possui a menor rejeição entre os candidatos ao Palácio Alencastro: 5,4%. Os concorrentes têm índices acima de dois dígitos, desde 10% até 23,6%.

A avaliação de alguns analistas políticos é de que o ingresso do movimento comunitário da Capital, sob coordenação de Édio Martins de Souza, presidente da União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros (Ucamb), assegurou a musculatura necessária para sustentar o crescimento do candidato da coligação ‘Compromisso com Cuiabá’, formada por PR, PT, PMDB, PSC e PTC.

Oferecendo apenas água e propostas, Édio Martins de Souza coordenou a maior reunião da campanha deste ano, na Capital, em ato pró Mendes, em comparação com todos os concorrentes à Prefeitura de Cuiabá.

“O movimento comunitário sabe onde buscar votos de Cuiabá, juntos às bases populares. E candidato que tem “caçador” de votos à sua disposição, está com meio caminho andado para entrar de vez na disputa em condições de obter êxito”, costumava ensinar o ex-deputado e analista político José Arimatéia Fernandes.

No caso de Mauro Mendes, sua candidatura conquistou os “caçadores” de voto: aqueles que vão de porta em porta levando a mensagem da coligação ao eleitorado.