sábado, 24 de outubro de 2009

Governo de Mato Grosso resgata compromisso e paga dívida com o povo da região Noroeste






CIRLENE LOPES
Redação/Secom-MT



Ednilson Aguiar/Secom-MT

Governdor Blairo Maggi entrega chaves de viaturas para policiais militares na região de Juína
Juína, MT - Alegria, emoção, e muita festa na inauguração da MT-170, que compreende o trecho entre Campo Novo do Parecis, Brasnorte e Juína (735 km a Noroeste de Cuiabá). O governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, assumiu o compromisso e fez 342 km de asfalto para interligar a região Noroeste com o restante do Estado.

No início da primeira gestão (2004) ele lançou uma espécie de desafio que ainda no seu mandato sairia de Cuiabá com o carro oficial 001 (um sedan Toyota) e chegaria em Juína sem sujar o pneu com asfalto e lama. Cinco anos após ficar preso num atoleiro, ele cumpre o compromisso. “Eu saí de Juina às 5 da manhã e cheguei em Campo Novo por volta da meia noite, naquela época os secretários da Sinfra já ficaram aqui para buscar uma solução e hoje conseguimos”, relembrou o governador.

O governador fez referência aos homens que desbravaram essa região e sofreram privações de toda ordem, em seu discurso de inauguração da rodovia, na sexta-feira (23.10) à noite. A chegada na cidade foi marcada por palmas no descerramento da placa, fogos e empolgação na carreata que se fez pelas ruas de Juína.

O asfaltamento dessa rodovia chegou como a redenção para pessoas que esperavam há trinta anos. “Juína é hoje a cidade mais feliz, porque ganha a liberdade de ir e vir com segurança e no momento que quiser, tem a certeza que vai chegar. A alegria de vocês é a minha alegria. Mato Grosso paga a conta com o povo de Juína, o Estado hoje faz um resgate do compromisso que fez com vocês”, salientou Maggi num discurso emocionado.

Durante todo o dia de sexta-feira nos 735 quilômetros percorridos de Cuiabá a Juina, a comitiva de cerca de 100 carros foi acompanhada ainda de 21 viaturas entregues à noite e pelo grupo de motociclistas de Tangará da Serra "Estradeiros da Serra". Em todo o percurso Maggi recebeu agradecimentos por meio de placas, faixas, outdoors e pessoalmente. Dois caminhoneiros, um do interior de São Paulo, Tabapoã, e outro de Minas Gerais, que transportavam madeira, fizeram questão de apertar a mão do governador e agradecer pelo asfalto que muda a vida deles.

Denominado o "estradeiro do asfalto," a viagem teve um comboio maior que as primeiras edições da Expedição Estradeiro. Em todas as cidades que passou deixou a assinatura na obra da pavimentação da MT-170.

A secretária de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social, Terezinha Maggi, foi uma das que enfrentou a lama e a poeira durante as viagens oficiais e hoje se diz emocionada com esse dia. “Para quem andou nessas estradas aqui e ver agora, não tenho nem palavras para descrever essa emoção”, frisou a secretária e primeira-dama.

Para marcar as comemorações, um show nacional com a dupla Zezé Di Camargo e Luciano encerrou a noite. O casal Maria Antônio Bressan e Urbano de Jesus Bressan, moradores de Juina há 25 anos, participaram da solenidade que reuniu cerca de 20 mil pessoas.

BENEFÍCIOS

'Seo' Urbano é motorista e trabalha com frete, ele é só satisfação com a chegada do asfalto. “Antes numa viagem de 100 quilômetros a gente chegava a ficar parado dois dias na estrada. Hoje faço em duas horas pra ir e voltar. Posso pegar outro frete, o caminhão fica melhor. Agora posso até fazer compromisso, antes não dava”, disse o motorista.

O secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes, ex-prefeito e uma referência política de Juína, também estava emocionado e lembrou das vantagens de redução do frete, a chegada de mercadoria mais barata, inclusive a redução do preço da passagem de ônibus de R$ 115 para R$ 100, sem falar no conforto que as pessoas passam a ter nas viagens, pois construindo asfalto as empresas colocam ônibus de melhores condições. “Juína recebe o maior presente de toda sua história”, comentou Ságuas Moraes.

O governador recebeu homenagens e convocou os empresários e gestores para buscar incentivos e atrair novas empresas para a região. “Juina está pronta para crescer, tem energia e asfalto”, argumentou Maggi. 'Seo' Urbano concorda com o governador e está na expectativa de que novas indústrias se instalem na região e o progresso chegue mais rápido.

Autoridades civis, militares e religiosas, populares, pioneiros ou moradores mais recentes, todos estavam com o mesmo sentimento. Ter de volta a dignidade.

O bispo da Diocese de Juína, Dom Neri Tondello, participou da inauguração no trevo de entrada da cidade logo na chegada de Maggi e comitiva e fez questão de comentar com o governador que viu muitas vezes pessoas chorando pelas dificuldades de trafegabilidade.

Neste sábado (24.10) outra importante obra será inaugurada em Sapezal, são 60,8 quilômetros no trecho Campo Novo do Parecis e Sapezal.