segunda-feira, 19 de outubro de 2009

COPA 2014


COPA 2014

Movimento comunitário engajado na fiscalização de investimentos em Cuiabá



A expectativa de investimentos entre R$ 8,5 bilhões até R$ 10 bilhões em Cuiabá, envolvendo recursos públicos e privados para a Copa do Pantanal 2014, principalmente em infra-estrutura básica, levou a Controladoria Geral da União (CGU) a buscar parceria com o movimento comunitário, através da União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros (Ucamb), para viabilizar a implantação do Núcleo de Estudos do Controle Social da Administração Pública (NECSA). Também farão parte da entidade, além de Ucamb e CGU, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Tribunais de Contas do Estado e da União, Auditoria Geral do Estado, Superintendência da Polícia Federal, Ministério Público do Estado e Federal e, ainda, outras organizações sociais.

O compromisso foi firmado por Ucamb e CGU, durante reunião, na Casa do Comunitário, com quase 100 presidentes de Associações de Bairros, Clubes de Mães e Grupo de Idosos. “Vocês têm a força para o controle social, porque conhecem a fundo os problemas de suas comunidades e, portanto, também, as soluções”, apontou o professor Francisco Mafra, superintendente regional da CGU.

Mafra recorda que o ‘namoro’ com as bases populares teve início em junho, com o Seminário “Olho Vivo no Dinheiro Público”, em parceria com Ucamb e UFMT.

“O movimento comunitário sempre participou ativamente da fiscalização das obras públicas na Capital, mas necessita de maior transparência, como, por exemplo, ter acesso ao projeto de engenharia e arquitetura de uma determinada obra, para melhor avaliar a qualidade”, explica o presidente da Ucamb, Édio Martins de Souza.

O auditor da CGU em Mato Grosso, Mauro Kosis, explica que a instituição vai capacitar os líderes comunitários para contribuírem na fiscalização dos investimentos. “O importante é não ter medo de denunciar nem de ficar com a ‘pecha’ de responsável pela paralisação de uma obra ou de um serviço importante”, ensina Kosis, orientando os comunitários a apresentar fotos e testemunhas sobre suas dúvidas quanto a determinado investimento público em seu bairro.

No próximo dia 26, a partir das 19h, no anfiteatro da UFMT, o NCSA será apresentado para os demais órgãos e entidades, durante o Seminário ‘A Ética e a Cidadania nos Investimentos em Cuiabá para a Copa 2014’.



--
RONALDO PACHECO (0xx65) 9201-8546