sábado, 25 de abril de 2009

'Minha Casa, Minha Vida' prevê mais 18 mil moradias em Cuiabá


LAURA PETRAGLIA Assessoria/Sinfra-MT
Ednilson Aguiar/Secom-MT

Governo do Estado apresenta o projeto do programa Minha Casa, Minha VidaO Governo do Estado começa a investir num novo conceito de habitação popular que alia qualidade de vida com lazer, segurança e serviços. Na tarde desta sexta feira (24.04) o secretário-Chefe da Casa Civil e interino de Comunicação Social do Estado, Eumar Novacki, junto ao de Infraestrutura, Vilceu Marcheti, e membros da Caixa Econômica Federal apresentaram à imprensa três projetos para a construção de 18 mil moradias em Cuiabá, já enquadradas no Programa Habitacional do Governo Federal ‘Minha casa, Minha Vida’.
O projeto contempla a construção de três condomínios, sendo um deles no formato vertical com três mil unidades(o primeiro neste formato em Mato Grosso), ou seja, prédios de dois e três quartos com suíte, com toda a infraestrutura de lazer e segurança, localizado numa área nobre da cidade, num terreno próximo ao shopping Pantanal, em frente ao Sesi Park, destinado ao público considerado classe média, cuja renda familiar está entre cinco até 10 salários mínimos.
O segundo residencial cujo projeto também foi apresentado pelos secretários, tem como público alvo pessoas com renda familiar de até 3 salários mínimos. Serão quatro mil casas, construídas numa área de 180 hectares, localizada na região do Coxipó, próximo a Avenida Fernando Corrêa da Costa. No local será construída área de lazer com quadra poliesportiva, base comunitária de segurança, escola, pista de caminhada e toda a infraestrutura para os moradores.
“O Governo do Estado quer mais. Quer que a moradia não seja só mais uma conquista para população e sim ainda mais qualidade de vida. Tudo aquilo que as pessoas mais abastadas financeiramente tem, que é esporte, lazer e segurança onde moram, os que têm menos condições financeiras também possam ter. E nos municípios onde o Governo Federal não poderá fazer parcerias conosco, vamos levar habitação com os nossos recursos somente, mas atender a todos os municípios sem exceção ”, disse Novacki. Mas a menina dos olhos foi o terceiro empreendimento apresentado, será o maior conjunto habitacional já construído na história de Mato Grosso, com 11 mil casas e direcionado a pessoas com faixa salarial também até três salários mínimos. O residencial será construído às margens da rodovia Palmiro Paes de Barros, que dá acesso ao município de Santo Antônio de Leverger, numa área de 350 hectares, próximo à Lagoa Trevisan. Ela terá também todos os benefícios acima citados e mais um lago contemplativo.
Em todos os projetos apresentados nesta tarde o Governo irá ceder a infraestrutura e em um deles o terreno. "Tudo isso com os benefícios já anunciados pelo Governo Federal, que fazem parte do programa 'Minha Casa, Minha Vida', e agora passa a fazer parte do Programa Meu Lar, desenvolvido pelo Estado de Mato Grosso", destacou o secretário de Infraestrutura, Vilceu Marcheti..