sábado, 4 de abril de 2009

Crianças da creche Santa Clara são abandonada por Wilson Santos




Pinturas e desenhos coloridos, playground, brinquedos, berçários, espaço para diversão, salas climatizadas. Essas são algumas das características mais comuns encontradas em qualquer creche. Porém na creche Municipal, Santa Clara, no bairro Jardim Leblon em Cuiabá, a realidade é outra.

Paredes rachadas esgoto a céu aberto, caixa d’ água sem tampa, muros caindo, sem falar da falta de segurança, pois durante o dia não tem vigia. É com esse quadro que 42 crianças, de um a três anos, convivem diariamente.

Uma das maiores vergonhas vistas na administração do Prefeito Wilson Santos em Cuiabá desde o primeiro mandato, é o não cumprimento da obra de reforma da Creche Municipal, Santa Clara, existente na região há 19 anos. A Opinião é da diretora da creche, Juliani Silva Soares, que trabalha a nove anos na instituição.

A situação é muito critica, pois as instalações estão gastas pelo tempo. De acordo com Juliani Silva, a instituição inaugurada há 19 anos possui a rede elétrica e hidráulica antiga, já apresentando vários problemas. Além disso, ela acrescenta que as crianças não possuem nenhuma área com brinquedos em perfeitas condições para brincarem.

“São 42 crianças de um ano três anos que não têm um espaço adequado e de qualidade, para realizar as atividades livre, os professores improvisam e utilizam o próprio dormitório, que está em péssimo estado”, afirma a diretora. Ela acrescenta que a creche vive uma situação complicada, devido à falta de ampliação, reforma e segurança que desde a sua inauguração não recebeu nenhuma reforma.

De acordo com Juliani, tanto o secretário de Educação Carlão como o prefeito Wilson Santos, sabem das péssimas condições que se encontra a creche Santa Clara, mas não fazem nada para resolver o problema. “Se o prefeito e o secretário não autorizar a reforma, o mais rápido possível, daqui uns dias não teremos mais condições de receber as crianças, temendo que aconteça algo pior, devido às péssimas condições das instalações”, desabafa.

Segundo Juliani a licitação para a reforma da creche está pronta, mas falta a assinatura tanto do secretário como do prefeito. “Eu exijo que tomem providência urgente em relação a reforma, pois com esse tempo de chuva o muro vai cair em cima da casa dos vizinhos da creche, e o prédio também pode cair devido as várias infiltrações”.

Emocionada a diretora fez um desabafo exigindo que o prefeito de Cuiabá cumpra sua promessa de campanha que existe desde o primeiro mandato. “Esse é um clamor não apenas de nós funcionários como também dos pais das crianças e de toda a comunidade. A creche Santa Clara, precisa dessa reforma, não vamos mais tampar o sol com a peneira, aqui não tem mais condições de atender as crianças”.

“Precisamos da ampliação e reforma da creche, por falta de investimento usamos o mesmo banheiro que damos banho nas crianças, para lavar as roupas também, sem contar com esgoto correndo a céu aberto, podendo trazer algumas doença para nossas crianças”, desabafa a diretora.

Lucia Farias, 27 anos, conta que fica muito irritada ao ver uma creche com um atendimento exemplar, mas as condições físicas não condiz. “O prefeito, Wilson Santos, nem precisava ser cobrado é uma obrigação dele cumprir com o que prometeu. Até quando essa instituição vai agüentar esperar a boa vontade dessa administração que só fez promessas, mas não vejo o cumprimento delas, nossos filhos não merecem ficar em um lugar como esse sem segurança, com paredes em pedaços, a ponto de desabar e provocar um grave acidente”.

A dona de casa, Irani Martins, 27 anos que deixa o filho na creche desde o ano passado, conta que o cuidado com as crianças é excelente, mas ela teme pela segurança tantos das crianças como dos funcionários. “A creche fica ao lado de um matagal, não tem vigia, e os muros além de baixos estão caindo. Eu peço para o prefeito honrar o nosso voto e fazer alguma coisa, assim não temos condições, deixo meu filho aqui, mas com medo de acontecer alguma coisa”.