quarta-feira, 15 de abril de 2009

Governo ouve as prioridades apontadas pelo movimento comunitário


Governo ouve as prioridades apontadas pelo movimento comunitário da capitalCuiabá / Várzea Grande, 14/04/2009 - 17:16. Da Redação
O governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, vice-governador, Silval Barbosa e secretários de Estado receberam líderes do movimento comunitário cuiabano nesta terça-feira (14.04), no Palácio Paiaguás. O encontro foi a primeira reunião de trabalho onde os representantes comunitários tiveram a oportunidade de expor suas reivindicações, e ouvir as propostas e compromissos firmados pelo Executivo. Durante a cerimônia de abertura, o governador Blairo Maggi afirmou que irá agir diretamente na manutenção das ruas de Cuiabá, tanto as de terra como as asfaltadas. Este era um dos principais pontos entre as reclamações.
O governador valorizou a reunião afirmando que “o Governo tem muitos programas em desenvolvimento, mas muitas vezes os serviços não conseguem atender a todos. O movimento comunitário traz para o foco pequenas ações que podem chegar na ponta”. Ele citou que as grandes questões estão à vista de todos, como a segurança pública e a saúde. Sobre a última em específico, o gestor manifestou preocupação com as obras do PAC no segmento saneamento. “Com estas obras o saneamento básico vai para 70%, um grande avanço na saúde pública. Se as obras não avançarem, teremos que assumir a gestão”.
Outra preocupação apresentada é o crescimento dos números de casos da dengue na Baixada Cuiabana. “A dengue não escolhe casa de ninguém, ela vai onde deixam ela procriar. A responsabilidade então é muito mais pessoal, de cada um. Se cada um der um pouquinho de si, virar as latas, revirar pneus, rapidinho estaremos livres desta doença”, enfatizou o governador.
A mesma preocupação foi manifestada pelo presidente da União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros (Ucamb), Édio Martins. “O Governo do Estado tem investido e muito em Cuiabá. Vamos tentar conquistar um algo há mais com este encontro”.
ORGANIZAÇÃO - A reunião desta terça-feira (14.04) foi presidida pelo vice-governador do Estado, Silval Barbosa. O encontro contou com a participação dos secretários de Infraestrutura (Vilceu Marcheti), Justiça e Segurança Pública (Diógenes Curado), Casa Civil (Eumar Novacki) e da Casa Militar (Alexander Maia).
Para possibilitar um amplo debate, Cuiabá foi dividida em 24 pólos, explicou o secretário adjunto de Assuntos Comunitários da Setecs, Benjamin Franklin. Cada líder elencou suas prioridades e expôs aos gestores presentes. “A preocupação do Governo é abrir as portas para que a comunidade faça suas reivindicações, um caminho direto entre sociedade e executivo estadual”.