sexta-feira, 25 de julho de 2008

Sociedade organizada de Cuiabá perde baluarte da luta comunitária

O movimento comunitário de Cuiabá está de luto. Faleceu na madrugada desta sexta-feira (25/07/08), vítima de enfarto fulminante, o técnico em eletrônica Benides Brasil Barreto, 55 anos, fundador e atual presidente da Associação dos Moradores do Jardim 8 de Abril, bairro da região Leste da Capital.

Benides Brasil teve mal-estar no início da madrugada. Levado às pressas para o Pronto Socorro Municipal, foi constatado enfarte. Por decisão de médicos e familiares, foi transferido para a Clínica Amecor, onde passou por cateterismo.

Contudo, sofreu novo enfarte, desta vez fulminante, vindo a falecer.

Seu corpo está sendo velado em sua residência, na rua 'B', Quadra 10, no Jardim 8 de Abril, até às 12h. Depois, cumprindo seu desejo, será transladado para Acorizal, sua terra natal, onde será enterrado às 17h30.

O presidente da União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros (Ucamb), Édio Martins de Souza, decretou luto oficial por três dias, pelo passamento de Benides Barreto. "Ele era um lutador. É uma perda irreparável para o movimento comunitário", observa Édio Martins.

Para o jornalista Benjamin Franklin Lira, secretário de Assuntos Comunitários da Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), a perda de Brasil Barreto abre uma lacuna no movimento comunitário da Capital. "Era um companheiro que sentia prazer em trabalhar e ajudar o próximo", resume Benjamin.

O governador Blairo Maggi, através da Assessoria, enviou nota de pesar para a família e à Ucamb, lamentando o falecimento de Benides Brasil Barreto.