sexta-feira, 18 de julho de 2008

Estado concluirá em breve o asfaltamento de 80 ruas da Capital


Todos os dias de manhã bem cedinho e no início da tarde a aposentada e moradora do bairro Real Parque, Isabel Cristina dos Santos, de 63 anos, pega a mangueira que há em seu jardim e vai até porta da casa em que mora há dois anos com o marido, a filha e a neta, com o intuito de molhar a rua em frente e ver se com isso consegue fazer com que a poeira, que segundo ela, ‘suja tudo’. Ela sabe que o desperdício de água é ecologicamente incorreto, mas já comemora o fato de que em menos de dois meses, não precisará mais fazer isso, pois a rua da casa dela é uma das 80 entre as que estão sendo asfaltadas pelo Governo do Estado, em Cuiabá.

As obras de asfaltamento na Capital, realizadas por meio da Secretaria de Infra-estrutura, estão em pleno andamento e até o início de setembro devem estar totalmente finalizadas. Durante toda a manhã desta sexta-feira (19.07), o secretário de Estado de Infra-estrutura, Vilceu Marcheti, junto à engenheira, Marciane Prevetello Curvo, percorreu pelo menos 10 bairros beneficiados pelo asfaltamento, para verificar em loco o trabalho das empresas.

“Para a nossa surpresa, o trabalho de boa parte das empresas já está bem adiantado e em alguns bairros o asfaltamento está quase todo concluído como nos bairros Jardim Beira Rio e São Mateus. Em outros locais mais úmidos, onde existiu uma grande demanda de drenagem, como no caso do Paiaguás 2 e do Praeirinho, as obras ainda se encontram na fase de confecção de obras de galerias, que geralmente é o que mais demorada. Assim que terminarem o asfaltamento será coisa bem rápida”, disse Marcheti, após ouvir atento as explicações da engenheira Marciane, que supervisiona as obras.

Foram investidos ao todo R$ 7,66 milhões para este asfaltamento correspondente a 167,5 quilômetros quadrados (24 quilômetros lineares), onde estão sendo utilizados dois tipos de pavimentação. Nas ruas que funcionam como linha de ônibus o asfaltamento está sendo realizado com Concreto Betuminoso Usinado a Quente, considerado de melhor qualidade, maior durabilidade e resistência.

Este tipo de pavimento permite o tráfego de maior número de ônibus e com maior intensidade de paradas (frenagem). Já nas ruas onde não circulam ônibus está sendo utilizado o chamado TSD (Tratamento Superficial Duplo), conhecido como asfalto a frio.

Bairros e ruas beneficiados

São Mateus
Jardim dos Ipês
Paiaguás II
Renascer
Jardim Beira Rio
São Gonçalo Beira Rio
Passaredo/São Francisco/Tijucal/Lagoa Azul Linha de ônibus projetada
Praeirinho
Real Parque/Paulicéia
Fortaleza/Santa Laura/Manduri/São Sebastião
Jardim Liberdade
Jardim Mariana
Sol Nascente/Guaicurus - Linha de ônibus
Parque Ohara/São José

Fonte: Secom