terça-feira, 8 de julho de 2008

Programas sociais da Setecs são apresentados no II Seminário das Comunidades




PAMELA MURAMATSU
Assessoria/Setecs-MT
Marcos Negrini/Setecs-MT
secretária Terezinha Maggi, discursa durante o 2º Seminário de Lideres Comunitários, na sede da UCAMB.
Os programas sociais desenvolvidos pela Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs) foram apresentados nesta terça-feira (08.07) para aproximadamente 200 líderes comunitários durante o II Seminário das Comunidades, organizado por nove entidades de bases populares. O evento, que acontece na sede da União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros (Ucamb), termina nesta quarta-feira (09.07).

A secretária Terezinha Maggi foi convidada pelas Associações de Moradores de Bairro, Clube de Mães, Sindicatos e outras entidades populares a apresentar as ações da secretaria e com isso facilitar o acesso aos programas sociais direcionados aos bairros, especialmente no atendimento a crianças e idosos.

De acordo com o secretário-adjunto de Assuntos Comunitários da Setecs, Benjamin Franklin Lira, logo que a secretária Terezinha Maggi recebeu o convite prontamente designou todos os secretários-adjuntos, superintendentes e demais técnicos da Pasta a apresentar todos os programas sociais que existem a disposição da comunidade. “Este evento quer estreitar ainda mais a parceria entre o Governo do Estado e as lideranças comunitárias, levar até a comunidade a informação. Muitas vezes o cidadão deixa de ser atendido por não saber onde recorrer. Existem muitos projetos e parcerias na Setecs, como o ‘Cobertor Solidário’, ‘Natal das Crianças’, ‘Inclusão Digital’, ‘Mutirão da Cidadania’, sem contar os serviços socioassistenciais na área da Assistência Social, que são direcionados para a melhoria da comunidade e o presidente de bairro é o melhor caminho para fazer com que eles cheguem até quem mais precisa”, destacou Benjamin.

O presidente da Ucamb, Édio Martins de Souza, afirmou que outras Secretarias serão convidadas a apresentar os programas e serviços disponíveis à comunidade, como é o caso da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), de Educação (Seduc) e de Saúde, entre outras. “A idéia do II Seminário das Comunidades é justamente fomentar o debate sobre as políticas sociais que chegam aos bairros da Capital. Os líderes comunitários têm de estar atentos para buscar melhorias e, neste seminário, estamos abrindo as portas da Secretaria Adjunta de Assuntos Comunitários da Setecs, como órgão facilitador, junto ao Governo Maggi, na busca de soluções para os inúmeros problemas que surgem nas comunidades”, argumentou Édio.

Defensora de uma maior participação das mulheres à frente das ações comunitárias, a presidente da União Cuiabana de Clube de Mães, Heloísa Amâncio de Figueiredo Dorileo, disse que o Seminário servirá como uma capacitação para as demais presidentes de clubes de mães. “Há tempos venho cobrando um evento como este, que possa instruir as mães sobre como trabalhar as ações e projetos sociais nos bairros. Muitas delas têm vontade de fazer alguma coisa pela comunidade, mas não sabem como iniciar, não têm respaldo. Agora com a informação tudo fica mais fácil e o resultado aparece rápido, sem perder tempo procurando onde recorrer quando o problema acontece”.

Da mesma forma pensa o presidente do bairro Santa Terezinha, na região do Coxipó, Benedito Paulo. “O presidente de bairro é o facilitador dentro da comunidade. Ele é eleito para servir como interlocutor entre os moradores e os gestores públicos, levando até os governantes os problemas e deficiências do bairro. Se ele souber onde está a ação, o programa ou o serviço, o atendimento será mais rápido e organizado. Todo mundo ganha com isso”.

A secretária Terezinha Maggi foi enfática ao dizer que há anos o povo espera por ações e programas que já existem, que já acontecem nos municípios. “O movimento comunitário não precisa ficar ‘mendigando’ por uma coisa que é de direito, que já está assegurada na política pública social. O que falta é informação. É saber o que é o serviço e como ele pode ter acesso. Instituímos a Secretaria Ajunta de Assuntos Comunitários justamente para diminuir a distância entre aqueles que precisam de um cobertor, de uma cesta básica, de um curso profissionalizante. Desta forma, estamos compartilhando e descentralizando a gestão pública, porque é desta forma que o Governo Maggi trabalha, em parceria”.

O II Seminário das Comunidades é promovido pela União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros (Ucamb), União Coxipoense de Associações de Moradores de Bairros (Ucam), Federação Mato-Grossense de Associações de Moradores de Bairros (Femab), União Cuiabana de Clubes de Mães (UCCM), União Coxipoense dos Clubes de Mães (Uniclubemãe), Sindicato dos Taxistas (Sintac), União das Feiras da Baixada Cuiabana (UFBC), Associação dos Camelôs do Shopping Popular e Sindicato dos Moto-Taxistas de Mato Grosso (Sindmotos).