quinta-feira, 9 de julho de 2009

Estado apoia comunidades rurais do Coxipó do Ouro











INFRAESTRUTURA
CARLOS MARTINS
Assessoria/Sinfra-MT
Secretários-adjuntos Joaquim Curvo (Sinfra), Benjamin Franklin (Setecs), e o presidente da Ucamb, Édio Martins, durante encontro com líderes das comunidades rurais do Coxipó do Ouro
Serviços de patrolamento realizados na sede do Distrito de Coxipó do Ouro, distante 25 km de Cuiabá, começaram a melhorar a vida dos moradores. Uma patrola disponibilizada pela Secretaria de Infraestrutura está trabalhando no local e o resultado é que as estradas, antes praticamente intrafegáveis, começaram a ser recuperadas melhorando, principalmente, o acesso à sede dos veículos que fazem o transporte escolar. O trabalho agora está sendo estendido às comunidades rurais da região, que é histórica, por ser o lugar onde os Bandeirantes começaram a colonização de Cuiabá.

O trabalho executado pela Sinfra segue a determinação do governador Blairo Maggi de atender a principal reivindicação direcionada a União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros (Ucamb), que diz respeito à manutenção e conservação de ruas não pavimentadas não só da Capital, mas também de distritos próximos. “Desde que a patrola começou a trabalhar, melhorou muito a situação por aqui”, disse a presidente da Associação dos Moradores do Coxipó do Ouro, Leila Soares Viana, durante reunião na noite de quarta-feira (08.07) entre líderes comunitários e representantes do governo do Estado.

Cerca de 20 pessoas representantes das comunidades rurais, participaram da reunião que teve a presença do secretário-adjunto de Habitação, Saneamento e Vias Urbanas da Sinfra, Joaquim Curvo de Arruda, do secretário-adjunto de Assuntos Comunitários da Setecs, Benjamin Franklin Lira de Araújo, e do presidente da Ucamb, Édio Martins. Édio enfatizou que a Ucamb representa cerca de 200 associações e a Coxipó do Ouro é uma delas. “Esse trabalho está sendo feito devido ao empenho do governador que determinou que quatro patrulhas mecanizadas atuem emergencialmente nos bairros”, afirmou.

O diretor da Escola Municipal Rural Nossa Senhora da Penha de França, Ednilson Albino de Carvalho, presente à reunião, agradeceu o empenho do Estado em atender à reivindicação dos moradores. “A escola tem 300 alunos e àqueles que moram nas zonas rurais tinham o acesso dificultado pelas péssimas condições das estradas”, ressaltou Ednilson, informando que o transporte escolar é feito por um ônibus e cinco kombis.

No Coxipó do Ouro, e nas dez comunidades existentes no entorno, vivem 746 famílias que fazem da agricultura familiar o modo de vida. Estas comunidades são representadas por quatro associações: a do Coxipó do Ouro, a de São Jerônimo, do Arraial Freitas e a dos Médicos. O presidente da Associação dos Moradores de São Jerônimo, Thomaz Aquino Oliveira, aguarda agora o inicio do patrolamento da estrada de 14 km que liga a comunidade ao distrito. “Moram 57 famílias na nossa comunidade e temos uma grande satisfação em saber que o governo do Estado está preocupado com as comunidades rurais”, observou.

RELATÓRIO - O secretário-adjunto da Sinfra Joaquim Curvo pediu para que os líderes comunitários encaminhem um relatório detalhado ao presidente da Ucamb, Édio Martins, especificando todas as demandas. Os comunitários já adiantaram que, além do patrolamento, seis pontes precisam ser reformadas e manilhas deverão ser instaladas em pelo menos oito pontos considerados críticos.

“É elogiável a organização e empenho dos líderes e dirigentes da Ucamb em buscar solução para os problemas. Assim que tivermos este relatório vamos montar um plano de trabalho”, explicou Joaquim Curvo. Já o secretário-adjunto Benjamin Franklin adiantou que a Secretaria do Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), deverá programar cursos de qualificação para a comunidade, principalmente os voltados para a área de turismo, visto que a região recebe grande número de visitantes.