quarta-feira, 4 de março de 2009

Movimento Comunitário reconhece serviços prestados pela Casa Civil



Movimento Comunitário reconhece serviços prestados pela Casa Civil

ALANA CASANOVA
Assessoria/Casa Civil-MT


Edson Rodrigues/Secom-MT

Secretário Chefe da Casa Civil, Eumar Novacki, recebe Título de Cidadão Comunitário
Considerada a maior honraria do movimento comunitário, o título de cidadão comunitário foi assinado por 13 entidades e entregue pelo segmento ao secretário-chefe da Casa Civil, Eumar Novacki, na noite dessa terça-feira (03.03), na sede da Ucamb, em Cuiabá. O evento reuniu mais de 400 lideranças de bairros da Capital, presidentes de associações, clubes e serviços, além de secretários de Estado que prestigiaram a cerimônia.

O presidente da União Cuiabana de Associação de Moradores de Bairro (Ucamb), Édio Martins, destacou a importância do título e lembrou a homenagem como reconhecimento pelos serviços prestados pela Casa Civil ao movimento comunitário.

Édio também agradeceu a presença de secretários de Estado e do comandante geral da PM, coronel Campos Filho, a fim de discutir questões de interesse dos bairros.

Na ocasião foram feitas reivindicações aos secretários que participaram do evento, entre eles, o secretário de Estado de Desenvolvimento Rural (Seder), Neldo Egon, chefe da Casa Militar, Alexander Maia, secretário de Estado de Infra-Estrutura (Sinfra), Vilceu Marchetti, secretário de Comunicação (Secom), José Carlos Dias, ouvidor geral do Estado, Antônio Kato, presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos, Genilton Nogueira e o chefe de gabinete do governador, José Márcio Guedes.

O secretário de Estado e Desenvolvimento Rural, Neldo Egon, comentou a importância dessa proximidade do Governo com a força comunitária. "Viemos prestigiar a entrega dessa honraria à Casa Civil justamente por reconhecermos a legitimidade desses movimentos e a força por representarem de forma direta os anseios e necessidades da população", frisou.

Na ocasião, o presidente do bairro Praerinho, Aécio Japão, reivindicou atenção especial do Governo na construção de casas populares àqueles que vivem na informalidade. "Sabemos do projeto do Governo em entregar uma casa por hora até o final do mandato e tudo que já tem sido feito até aqui na questão da habitação. Mas, precisamos que as pessoas que ganham um salário mínimo e vivem na informalidade também sejam contempladas, quero louvar essa iniciativa de termos aqui o secretário da Casa Civil e poder fazer esse pedido de forma direta aos representantes do governador Blairo Maggi", disse `Japão´.

Ao agradecer a honraria, o secretário Eumar Novacki, reafirmou a parceria do Governo do Estado em diminuir as desigualdades regionais e sociais. "O governador tem se preocupado em minimizar as desigualdades e atender todo o Estado com obras sem levar em conta a questão partidária. É com muita alegria e responsabilidade que recebo esse título", declarou Novacki.

"Tenho orgulho de fazer parte do governo que mais construiu casas populares na história de Mato Grosso, um governo que mais fez asfalto do que em toda história do Estado, e que entende as necessidades da população menos favorecida. Desde o começo o governo encontrou no movimento comunitário todo o apoio e respaldo. Reitero aqui, hoje, meu compromisso em atendê-los mais e melhor e reafirmo que as portas da Casa Civil estão e estarão sempre abertas para recebê-los", finalizou Novacki.

O movimento comunitário considera o secretário da Casa Civil um dos interlocutores das entidades e das Organizações Não Governamentais com o Governo, ao lado de outros secretários, como Terezinha Maggi (Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social) e Eder Moraes (Fazenda). Para facilitar o acesso destas comunidades, o Governo criou a Secretaria-Adjunta para Assuntos Comunitários (vinculada à Setecs), comandada por Benjamin Franklin Lira de Araújo.

O título foi conferido por 13 entidades oriundas dos movimentos populares de Mato Grosso, como União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros (Ucamb), Sindicato dos Taxistas de Cuiabá (Sintac), União das Feiras da Baixada Cuiabana (UFBC), Cooperativa dos Moto Boy e Moto Fretistas do Estado (Coopermotos), União Várzea-grandense de Associação de Moradores (Univab), Sindicato dos Moto-Taxistas de Mato Grosso (Sindmotos), União dos Doadores Voluntários de Sangue (UBDVS), União Coxipoense de Associação de Moradores (Ucam), Movimento Católico de Renovação Carismática de Cuiabá, Associação Grupo de Idosos Coração de Mãe (Grande Terceiro), Grupos de Jovens da Grande Morada da Serra (CPA), Associação Padre Pedro Comette e União de Clubes de Mães do Coxipó (UniclubeMãe), entre outras entidades.