sexta-feira, 20 de março de 2009

Governo cancela 451.021 benefícios do Bolsa Família até fevereiro



Maurelio Menezes
Sec. de Comunicação/PMC


Foto: Divulgação
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome anunciou hoje que cancelou 451.021 benefícios do Bolsa Família entre outubro de 2008 e fevereiro de 2009.

De acordo com o ministério, os benefícios foram cancelados por falta de cadastramento das famílias atendidas ou porque elas estavam fora do perfil do programa. Ou seja, recebiam acima da renda exigida para se enquadrar como beneficiário do Bolsa Família que é uma renda mensal per capita de até R$ 120.

De acordo com o ministério, a exclusão foi feita a partir da identificação --pela Secretaria Nacional de Renda de Cidadania-- de divergências entre a renda declarada no cadastro único para programas sociais do governo federal com a informada na Rais (Relação Anual de Informações Sociais) de 2006, do Ministério do Trabalho.

Esse cruzamento identificou inicialmente que 622.476 beneficiários estavam acima do perfil do programa e por isso tiveram seus benefícios bloqueados em setembro de 2008. Para desbloquear o pagamento, tiveram de se recadastrar até 31 de dezembro de 2008.

Após o cadastramento, segundo o ministério, 171.455 famílias comprovaram que se enquadravam no perfil do programa e os seus benefícios foram desbloqueados.

Fonte: da Folha Online

Em Mato Grosso foram mais de 8 mil benefícios cancelados, a grande maioria no interior

Dos mais de 450 mil benefícios cancelados, 8.038 são de famílias de Mato Grosso, a maior parte do interior do estado. Em Cuiabá houve apenas 415 cancelamentos nesse período, todas pelos motivos apontados pelo MDS.

De acordo com a coordenadora do Bolsa Família em Cuiabá, Claudete Orso , “o baixo número de cancelamentos na capital comprova a seriedade do trabalho que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Humano desenvolve. Apesar de Cuiabá ter a maioria absoluta das famílias beneficiadas no estado, tivemos apenas cinco por cento do total de cancelamentos”.

Claudete lembra também que os motivos de cancelamentos apontados pelo MDS são os mesmos que a Prefeitura vem afirmando desde o ano passado: famílias que melhoraram de vida e, portanto saíram do perfil para ter direito ao Bolsa Família, ou que mudaram da cidade sem informar ao setor de cadastro.

“A Prefeitura de Cuiabá realiza constantemente mutirões para identificar as famílias inscritas no programa, por isso tivemos poucos cancelamentos“ -comenta Claudete- "Neste momento, por exemplo, mais de cinco mil famílias inscritas em Cuiabá estão sendo visitadas para atualização cadastral."





Principal E-Mail Imprimir Topo RSS Mais Notícias