terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Diretoria da Ucamb debate projeto de educação ambiental para Cuiabá


O principal projeto da União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros (UCAMB) para 2008 é assegurar que as comunidades da Capital, principalmente as mais carentes, tenham ampliado o acesso a projetos de educação ambiental, combate ao desperdício de água, conscientização para enfrentamento às ‘gambiarras’ e reciclagem de resíduos sólidos. A pauta foi aprovada por unanimidade durante a primeira reunião da diretoria da Executiva na sede própria da UCAMB, na Avenida XV de Novembro, esquina com a rua Firmino Rodrigues, Centro Sul.


“Vamos levar a discussão aos bairros da Cidade e despertar a consciência, por exemplo, para que haja o engajamento de cada cidadão na preservação da água, já que as estatísticas apontam para quase 50% de desperdício”, argumenta Édio Martins de Souza, presidente da Ucamb. Ele acredita que, a partir da ação de cada comunidade, passará a existir perspectiva real de redução no desperdício de água tratada.


Em fevereiro ou março, a entidade começará a executar os projetos, em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, através da Sanecap, em pelo menos 10 bairros previamente selecionados.


Durante a reunião, a diretoria da UCAMB fez um balanço de todo o mandato, desde 2003. Entre as ações administrativas, a principal é a conquista da sede própria, em parceria com o governo de Mato Grosso, que será inaugurada em breve, dependendo da agenda do governador Blairo Maggi com o secretário de Justiça e Segurança Pública, Carlos Brito.


Contudo, a diretoria considera importante registrar a reativação do CNPJ, a abertura de conta no Bradesco, pagamento de dividas trabalhistas, parceria com o cartão Global Garden e a regularização contábil da instituição.


No âmbito político, a Ucamb obteve conquistas relevantes, como o Fórum Fundiário (que resultou no projeto Cuiabá da Gente), o cartão transporte para os presidentes de associações de bairros, a implantação da tarifa social (aprovada para valer também aos domingos, além de feriados), o I Congresso das Comunidades, o Programa Participação Comunitária voltado para Associativismo e Cooperativismo, o Projeto Inclusão Digital de Presidentes de Associações, convênio com a Fundação André Maggi na distribuição de nove mil saquinhos de leite de soja e, ainda, parceria junto à Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec) na distribuição de seis mil cobertores e seis mil cestas básicas de natal, entre outras.


Por essa organização, sempre presente nas bases populares, a Ucamb recebeu moções de aplausos da Assembléia Legislativa e da Câmara de Cuiabá, além de comenda do governo de Mato Grosso e da Polícia Militar – Troféu ‘Homens do Mato’.


Com Édio Martins, participaram da reunião os diretores Claudir Santos Rocha, o ‘Chico Leblon’ (Vice-presidente), Odenil Jarcem (Vice-presidente), Virgílio Sudré (Secretário Geral), Jonail Costa (1º Secretário), Euda Maria Oliveira Santos (2ª Secretária), Benedito Guimarães Caldas (Diretor Financeiro), Maria das Graças Santos, a ‘Chica do Paiaguás’ (1ª Tesoureira), Maria Aparecida Pinheiro (1ª Tesoureira), Ronaldo Pacheco (diretor de Comunicação) e Verônica Maria Leite (diretora Social).


Também fazem parte da diretoria da Ucamb, Ataíde Dias Moura (presidente de honra), Moacy Alves Carvalho (Vice-presidente), Benjamin Franklin Lira de Araújo (diretor de Planejamento), e o Conselho Fiscal: Misael Galvão, Jamilson Adriano Souza Moura, Vanderley da Rocha Ananias, Deumaci Freitas Afonso, Rubens da Conceição Santos,
Jorge Evangelista Filho, Domingos Dias de Araújo, Auxiliadora Maria Magalhães de Carvalho, Maria Orly Matos Rozendo e José Antônio Joaquim Cosme. (RP)