segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

50 LIDERES COMUNITARIOS SÃO PRE-CANDIDATOS A VEREADOR


50 líderes comunitários são pré-candidatos a vereador
Teo Menezes Da Redação
O movimento comunitário de Cuiabá planeja lançar aproximadamente 50 candidatos a vereador na eleição deste ano. O número deve representar em média 25% de todos os postulantes a uma vaga na Câmara da Capital, a mais concorrida de Mato Grosso.
De acordo com o presidente da União Cuiabana das Associações de Moradores de Bairros (Ucamb), Édio Martins, o número de 50 deve ser alcançado com o lançamento de atuais e ex-dirigentes comunitários. Em média, a Capital tem cerca de 200 concorrentes a uma das 19 cadeiras no Legislativo.
"Atualmente, temos mais ou menos 20 dirigentes que são presidentes de bairros e já manifestaram interesse em se candidatar. Número superior, no entanto, deve ser de ex-presidentes. Tudo chega a mais ou menos 50", diz Édio. Já se manifestaram como pré-candidatos presidentes de bairros como Doutor Fábio, Jardim Cuiabá, Leblon, Recanto dos Pássaros, Jardim União, Jardim Vitória, Umuarama, Pedregal, Dom Aquino, Jardim Brasil, Santa Izabel, CPA IV e Morada do Ouro.
Apesar do grande número de pré-candidatos ligados ao movimento, Édio Martins afirma que os interessados em disputar uma cadeira de vereador não usam as associações de moradores para se projetar na política. Ele alega, no entanto, que é natural a aproximação entre o mandato eletivo e os bairros.
"Nós não usamos o movimento. Pelo contrário, são os políticos que usam os dirigentes. Sempre querem ter alguém na condução da vida do bairro ligado ao seu mandato. É aí que o pessoal começa a se lançar por incentivo dos próprios parlamentares, mas isso não é uma regra", completa o dirigente comunitário, que nega ser um dos 50 pré-candidatos.
Apesar disso, lideranças comunitárias da capital mato-grossense vem fazendo um movimento para que o presidente da Ucamb seja candidato a Câmara Municipal nas eleições deste ano. Filiado ao PP, Édio Martins vem relutando a proposta, mas seus amigos dizem que ele disputará uma cadeira no legislativo cuiabano.
Imprima a Notícia
« Anterior
Próxima »