domingo, 1 de maio de 2011

VERGONHA 131 pessoas assassinadas em 120 dias; abril fechou com 40 crimes




Redação 24 Horas News



GUERRA URBANA

No ano de 2010, a Delegacia de Homicídio e Proterção a Pessoa (DHPP), registrou quase um assassinato por dia: Foram 336 crimes contra pessoa no total. Neste ano de 2011, em 120 dias – de primeiro de janeiro e 30 de abril -, 131 pessoas já foram assassinadas. Ou seja, a DHPP está registrando até agora mais de um assassinato por dia, apenas na Grande Cuiabá.

O mês de abril, segundo dados da Polícia, fechou com 40 assassinatos, sendo 34 homicídios, quatro latrocínios: roubos seguidos de morte e dois casos de lesões corporais graves seguidos de morte. Os números da violência, segundo dados do Instituto Médico Legal (IML), registram no mês de janeiro 33 assassinatos, sendo 33 homicídios em 31 dias (mais de um por dia.

Nos 28 dias do mês de fevereiro a violência também deu uma trégua e foi menor. Apenas 19 pessoas foram assassinadas, sendo 17 homicídios e dois casos de lesão corporal seguidos de morte.

O mês de março com 31 dias fechou com 39 assassinatos, sendo 36 homicídios e três latrocínios. O mês de abril com 30 dias - no total dos quatro meses: janeiro, fevereiro, março e abril que acaba neste sanado (30) -, já foram registrados 36 assassinatos, sendo 30 homicídios, quatro latrocínios e dois casos de lesões corporais com morte.

Mais quatro pessoas foram assassinadas nas últimas 48 horas. Joaquim Xavier de Campos Cruz, de 35 anos, procurado pela Justiça através de mandado de prisão preventiva, levou pelo menos seis tiros e morreu na hora.

Três homens em um veículo Celta prata foram vistos por testemunhas deixando o local em alta velocidade após os disparos.
O crime aconteceu por volta das 23h30 desta sexta-feira próximo à quadra de esportes do bairro Planalto, em Cuiabá. O corpo de Xavier foi liberado por investigadores da DHPP.

A Polícia confirma que Xavier foi executado, mas ainda desconhece os motivos do crime. A Polícia, no entanto, trabalha com hipótese de uma “acerto de contas”.

Policiais da DHPP ainda fizeram a liberação de mais um corpo na madrugada deste sábado. Sandro Oliveira de Souza levou vários tiros e morreu no Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (PSMC).

Também foram assassinados Luiz César Da Silva Sobrinho, de 29 anos, espancado até a morte, e Natalício Oliveira da Silva, de 18 anos. As duas vítimas ainda chegaram a ser levadas para o PSMC, mas não resistiram, e morreram na madrugada deste domingo. (JRT).