sexta-feira, 20 de maio de 2011

eleição unificada de associações de bairros

COMUNITÁRIOS
TRE vai ajudar na eleição unificada de associações de bairros
São esperados cerca de 200 mil votantes

ASSESSORIA

DIVULGAÇÃO

O compromisso da União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros (Ucamb) com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) forçou a prorrogação das eleições comunitárias nos bairros da Capital de maio para junho. O presidente da Ucamb, Édio Martins de Souza, confirma a previsão de que seja o maior pleito da história, devendo envolver mais de 200 mil eleitores, em pleitos regionalizados – Norte, Leste e Oeste.

Contudo, Édio Martins explica que, somente a partir do dia 10 de junho, a Justiça Eleitoral tem condições de fornecer a urna eletrônica e, se promovesse o pleito, antes, teria de ser na antiga urna de lona.
Na Grande Morada da Serra (CPA), região Norte da Capital, o registro de chapas para as Associações de Moradores pode ser feito até 20 de abril, com eleições em 12 de junho, Dia dos Namorados.

Já na região Leste, à margem direita das Avenidas Tenente Coronel Duarte e Rubens de Mendonça (CPA) no sentido centro – Palácio Paiaguás, o registro de chapas vai até 20 de abril, enquanto o pleito ocorre em 19 de junho.

Na Região OESTE, as inscrições de chapas também vão até 20 de abril, mas a eleição só ocorre em 26 de junho. “Provavelmente, vai realiza a maior eleição da história do movimento comunitário de Mato Grosso, envolvendo um grande colégio eleitoral”, calcula Édio Martins.

O presidente da Ucamb explicou que foi vencido o principal empecilho, que era a dificuldade em conseguir a liberação das urnas eletrônicas junto ao Tribunal Regional Eleitoral.

Para honrar o compromisso com o TRE, a Ucamb transferiu as eleições para junho.

Édio Martins não se cansa de lembrar que a Ucamb, em assembléia geral do movimento comunitário, aprovou, por unanimidade, a manutenção da ‘ficha limpa’ para a disputa dos cargos de presidente, vice-presidente e secretário geral.

“Enquanto na vida pública brasileira a lei só chegou no ano passado, nas eleições da Ucamb essa prática já existe há 10 anos. Todos os candidatos têm de apresentar certidões negativas cível e criminal para concorrer”, argumenta o presidente da Ucamb, acreditando que, nesse contexto, o movimento comunitário serviu de exemplo ao país.

Para votar e ser votado, o morador deve ter um tempo mínimo de um ano de residência, a contar de 11 de março, data de abertura de prazo para registro da chapa. Todos os moradores estão aptos, inclusive, os inquilinos. “Não se trata de associação dos proprietários de imóveis, mas, sim, de moradores”, justifica o presidente da Ucamb.