segunda-feira, 22 de junho de 2009

Curso em parceria com AL/MT e Sesi ensina a preparar alimentos de forma saudável e econômica


Janete Riva, e MacSuelén, Presidente da Associação de Moradores entregaran os certificados dos participantes do curso

Mais 150 moradores do bairro CPA III, Setor V, foram contemplados com o Programa Sesi Cozinha Brasil. A coordenadora da Sala da Mulher da Assembleia Legislativa, Janete Riva, entregou ontem à noite (18), os certificados dos participantes do curso que ensinou mulheres e homens a preparar alimentos de maneira saudável e com maior aproveitamento. O evento aconteceu no salão da Igreja Cristo Redentor do CPA III.

O trabalho é o resultado da parceria da AL com o Serviço Social da Indústria (Sesi) firmado em 2005. Ele já contemplou milhares de pessoas, como os moradores do Jardim Santa Amália, Parque Geórgia, Planalto, Altos da Serra, Dr. Fábio Leite e CPA IV. Moradores de Várzea Grande dos bairros Vila Arthur, Água Vermelha, Jardim Paula I e II, Jardim Glória e adjacências também já foram beneficiados. E a cada edição a aumenta a participação masculina.

Cada integrante recebe um certificado e um livro de receitas para dar continuidade ao aprendizado obtido ao longo do curso, que ensina a identificar onde estão os nutrientes dos alimentos e de como utilizá-los em receitas ricas e saborosas aproveitando de maneira integral os produtos.

“Essa é uma maneira encontrada para mostrar à população de como é possível melhorar a alimentação familiar aproveitando ao máximo o sabor e os nutrientes dos alimentos por um custo baixo. Também é a oportunidade para despertar novos empreendedores no mercado de trabalho”, afirmou Janete Riva. Ela disse que entre as ações da Sala da Mulher está a de levar o curso para o interior de Mato Grosso. No ano passado, 250 pessoas do CPA III fizeram o curso.

“Aprendi tantas técnicas para tratar os alimentos que nem imaginava existir. Agora sei como lavar e acondicionar corretamente os alimentos e utilizar desde a casca até a polpa das frutas e legumes. Vou cuidar melhor da minha família e fazer mais economia”, comemorou a auxiliar de serviços gerais, Cecília Geracina Gonçalves.

De acordo com a presidente do bairro e do Conselho de Segurança da Grande Morada da Serra, Macsuelen Soares Carbonato, o interesse dos participantes é satisfatório. “Durante quatro dias aprenderam a fazer tortas, bolos e outros pratos gostosos e com qualidade nutricional. A parceria da Sala da Mulher contribui na formação de novos chefes de cozinha que poderão levar mais saúde à mesa”.

Implantado em 1999, na cidade de São Paulo, o programa surgiu da necessidade de elevar o nível da saúde dos paulistanos combatendo o desperdício dos alimentos. Na época, foi constatado que 30% do lixo urbano eram compostos por alimentos que poderiam ter sidos consumidos.

A intenção é mudar os hábitos de milhares de brasileiros, elevando o nível de saúde e qualidade de vida. Tanto que são ministrados preparos de sucos como couve-manteiga e maracujá; bolo de casca de banana; doce feito com a parte branca da melancia, talos de verduras, folhas de beterraba, couve-flor, dentre outros.

O programa, que é desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e ministrado pelo Sesi, tem o apoio da Odebrecht, Companhia Brasileira de Alumínio, Santander Banespa, Infraero, Caixa Econômica Federal, Correios, Fundação Banco do Brasil, Petrobrás, Senai e Gerdau.

Autor: ITIMARA FIGUEIREDO-Assessoria da Presidência
Fonte: O NORTÃO