sexta-feira, 31 de outubro de 2008


O Estado está preparado para enfrentar a crise mundial que já atingiu os Estados Unidos e países da Europa. Uma das medidas adotadas como precaução pelo governador Blairo Maggi foi o contingenciamento do orçamento para 2009.

O chefe do executivo explicou que foi apresentado para Assembléia Legislativa um orçamento menor do que a previsão de arrecadação de 2009. “Já havíamos avisado que apresentaríamos um orçamento conservador e depois se necessário seria feito suplementação”, adiantou Maggi durante entrevista na inauguração da nova sede da Associação de Criadores de Mato Grosso (Acrimat), na manhã desta sexta-feira (31).

“Hoje sabemos que o Estado tem um orçamento justo, possível de ser atingido, mas com toda certeza entraremos o ano 2009 com contingenciamentos no orçamento para não deixar fugir, a gente tem uma expectativa dessa crise. Pode ser que ela seja um pouco pior ou melhor”, completou.

Para Maggi, a crise para 2009 não deverá causar grande impactos na economia do estado, no entanto, reconhece que o momento é de cautela, principalmente porque o Estado poderá ser afetado em 2010, caso os mercados persistam na ausência de crédito e na ausência de confiança, o que impediria o dinheiro de chegar “para irrigar” atividades como a agricultura e pecuária.

“São alguns bilhões de reais ou de dólares que são necessários para formação da atividade econômica do Estado. Com toda certeza nos teríamos um problema bastante sério para 2010. Para 2009 vamos ter reflexos, mas bem menor do que poderá ocorrer em 2010. Porque se tivermos uma mudança de humor no mercado, se restabelecer a confiança e voltar à normalidade, nós provavelmente vamos passar por essa crise com bem menos turbulência”, avaliou o governador.