sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Asfalto do São Matheus melhora qualidade de vida da população


As obras de asfaltamento e drenagem das ruas São Jorge e São Luís, no bairro São Matheus, em Cuiabá, inauguradas no final da tarde de ontem pelo Governo do Estado, representado pelo secretário de Infra-Estrutura, Vilceu Marcheti, representam uma mudança significativa na vida dos moradores do local e adjacências, como os bairros São João Del Rey, Jardim Beira Rio.

"Para nós isso significa um desenvolvimento e uma melhoria muito grandes. Antes, na época da chuva, tínhamos que levar o sapato na sacola para calçar lá em cima, no ponto de ônibus, pois tudo virava um lamaçal só. Na seca, fazíamos o mesmo, mas aí o motivo era a poeira", lembra Augusto Marcos Carvalho, um cozinheiro de 28 anos que mora na esquina entre as duas ruas.

Todo o trabalho de asfaltamento, drenagem e melhoria das vias públicas da região do São Matheus custaram um total de R$ 624.062,21, faz parte do ciclo de obras feitas em co-participação entre a Sinfra, a Caixa Econômica Federal e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e vinham sendo aguardadas pelos moradores há bastante tempo.

Sobre isso, a ex-presidente do bairro, Maria Aparecida Pinheiro, a Cida, que formulou o pedido de asfaltamento e melhorias em sua gestão, lembrou em discurso durante ato de inauguração: "Isto prova que o governador Blairo Maggi não leva as coisas na brincadeira, pois ele cumpriu o que acordou em menos de um ano e entregou nosso asfalto".

o presidente da União Cuiabana das Associações de Moradores de Bairros (Ucamb), Édio Martins, também ressaltou o que ele chamou de caráter trabalhador do Governo do Estado. "Governos anteriores prometeram e não cumpriram os acordos. Se não fossem os R$ 18 milhões de contrapartida do Estado, Cuiabá não teria PAC", disse, entre aplausos dos moradores e demais presentes às solenidades.

Estavam presentes ao ato, além do secretário de Infra-Estrutura, o secretário de Comunicação Social, Zé Carlos Dias, de Planejamento e Coordenação, Yênes Jesus de Magalhães, chefe da Casa Militar, Cel. Orestes Teodoro de Oliveira, além de vários presidentes e representantes das associações de bairros das comunidade beneficiadas.

Gente como dona Nadir Aparecida Silva, 44 anos, doméstica, moradora do São Matheus há mais de quatro. "Foi muito boa a chegada desse asfalto, acabou a poeira agora que está seco e não precisa mais se preocupar em perder tudo quando a chuva chegar, como acontecia antes. Era um sofrimento muito grande quando enchia tudo de água. Alguns vizinhos perdiam tudo".

Vilceu Marcheti encerrou o ato lembrando o compromisso firmado com o vice-presidente da Caixa Econômica Federal (CEF) de continuar as parcerias para obras entre o Governo Federal, a CEF e o Governo do Estado. "Estas obras também são uma questão de saúde, pois o Estado de Mato Grosso tem duas épocas definidas e distintas: o tempo do pó e o da lama". Nem um nem outro devem incomodar mais os moradores daquela região. (Secom/MT)